1º dia de campo da fruticultura do IFMT Juína superou as expectativas e atraiu vários produtores

Publicado por: Campus Juína / 28 de Dezembro de 2017 às 16:14

Durante todo o ano de 2017, professores do IFMT campus Juína desenvolveram projetos de pesquisa e extensão ligados a área de fruticultura, sendo objeto dessas pesquisas culturas como o abacaxi, a laranja e a ponkan, o resultado da junção desses projetos foi 1° dia de fruticultura do campus Juína.

O evento aconteceu no dia 18/12 e foi dividido em duas etapas, durante a parte da manha foi o ciclo de palestras com exposição teórica dos resultados obtidos através dos projetos e técnicas de plantio, manejo e controle de pragas e no período da tarde foi realizada a parte de campo, foco principal do evento, onde os produtores puderam ver na prática as técnicas apresentadas pelos alunos.

O principal objetivo do 1° dia de campo de fruticultura foi ampliar e desenvolver a Fruticultura na região noroeste do estado de Mato Grosso, além de transferência de conhecimento para aqueles que já são produtores agregarem valor a sua produção e através de boas práticas aumentar a produtividade.

O evento superou as expectativas da organização e contou com a participação de mais de 200 pessoas entre produtores e alunos, na oportunidade eles puderam aprender sobre a implantação de um pomar de ponkan de forma semi sustentável, práticas de manejo alternativo para o abacaxi agroecológico e técnicas para a implantação da cultura da laranja direcionada a agricultura familiar, além de formas alternativas de controle de pragas como a calda bordalesa que tem poder fungicida, o extrato de Nim, armadilha para moscas, bem como demonstrações práticas de enxertia (enxerto) em plantas cítricas.

De acordo com o diretor-geral do IFMT campus Juína, professor João França “a realização do evento é uma forma de prestar contas para a sociedade e transmitir os conhecimentos e tecnologias que os alunos aprendem aqui”, França destacou ainda que o empenho da equipe organizadora e a participação dos alunos foram responsáveis pelo sucesso do dia de campo.