4º Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso será no dia 4 em Cáceres

Publicado por: Reitoria / 2 de Outubro de 2019 às 13:17

Com o objetivo de reafirmar o compromisso com o fortalecimento da Educação Superior, o Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso (IPES) vai se reunir pela quarta vez, na próxima sexta-feira (04 de outubro), em Cáceres.

A 4ª edição do Fórum das IPES é promovida pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e agora também com a nova Instituição Pública de Ensino Superior, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

“A Unemat vai sediar pela segunda vez o Fórum das IPES, em Cáceres. Este espaço visa potencializar alternativas conjuntas das Instituições Públicas de Mato Grosso e delinear ações estratégicas, que possibilitem ampliar o atendimento às necessidades do estado, nas áreas de ensino, pesquisa, inovação, extensão, assuntos estudantis e internacionalização”, afirmou o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin. Segundo ele, o próximo passo é consolidar mais as iniciativas, com a criação da figura jurídica das IPES.

Durante o encontro, os gestores vão avaliar as metas propostas no último Fórum, para realização de forma integrada. Dentre as quais, o programa de Mobilidade Acadêmica das Instituições Públicas de Ensino Superior (Mobipes-MT), desenvolvimento de atividades de extensão nas unidades socioeducativas do estado, programa Mato Grosso Fala Idiomas, qualificação de servidores e ampliação de propostas de pós-graduação em rede, criação de uma política conjunta de divulgação científica e desenvolvimento de um portal que integre as informações de ensino, pesquisa e extensão das IPES.

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula destacou que a reunião das IPES contribui para fortalecer os laços de trabalhos e de parcerias, visando o crescimento do estado e o fortalecimento das marcas das instituições públicas de ensino de Mato Grosso. “Será uma sexta-feira muito produtiva, com os reitores, pró-reitores e diretores sistêmicos se reunindo para estreitarem ações relacionadas à gestão, ao diálogo com a sociedade, com a bancada mato-grossense, de forma que as instituições venham crescer e contribuir para o desenvolvimento e promoção do ensino, pesquisa e extensão, realizando ações em conjunto que beneficiam os nossos discentes, docentes, mas principalmente a sociedade mato-grossense”.

O Fórum Permanente das IPES busca também ampliar o diálogo com o poder público em geral e sociedade civil organizada, por meio da atuação conjunta na construção de agendas e projetos estratégicos que qualifiquem ainda mais as ações das quatro instituições, além de ampliar o apoio às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.

A reitora da UFMT, Myrian Serra, afirmou que estará em Cáceres para reafirmar o compromisso em favor da Educação Pública em Mato Grosso. “O 4º Fórum das IPES representa um momento estratégico para o fortalecimento das Instituições Públicas de Educação Superior, presentes no estado de Mato Grosso. A UFMT, o IFMT e a UNEMAT têm demostrado que, em momentos de crise orçamentária e financeira, como a atual, é possível compartilhar infraestrutura e pessoal qualificado para ofertar o que há de melhor em Mato Grosso. A UFMT não medirá esforços para que as IPES de MT estejam sempre unidas e fortalecidas.”

Serviço

4º Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso (IPES)

Local: Auditório Edival dos Reis, Cidade Universitária da Unemat, em Cáceres.

Data: 04/10, das 8h00 às 18h00.

Programação:

8h: Abertura – composição de mesa.

8h30min: Palestra “Mobilidade na Graduação”, com o Prof. Dr. Márcio Ronaldo Santos Fernandes (Unicentro).

10 h às 12 h: Grupos de Trabalho entre as IES: Reitores, Pró-Reitores de Graduação, Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitores de Extensão e Cultura, Pró-Reitores de Assuntos Estudantis e Relações Internacionais.

13h30min: Conferência “Cooperação entre as IES”, com Prof. Dr. Osvaldo Ulloa – Vice-Reitor da Universidade René Moreno – Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).

15h às 17h: Socialização das discussões dos Grupos de Trabalho (GT).

17h às 18h: Elaboração da Carta de Cáceres e encerramento com fala do Reitor da Unemat e do próximo anfitrião.

(Fonte: Assessorias de Comunicação Unemat/IFMT/UFMT)

Marcadores: ifmt_1