Agroindústria: Alunos do IFMT Juína produzem alimentos defumados/desidratados em projeto.

Publicado por: Campus Juína / 3 de Março de 2016 às 15:07

Alunos do curso técnico em agropecuária do IFMT Campus Juína desenvolveram durante todo o ano letivo, projetos através da disciplina de agroindústria. A proposta do professor Dr. Alessandro Ferronato, denominada “Projeto Tecnológico” teve como objetivo, através da prática, desenvolver diferentes tipos de aparelhos defumadores/desidratadores e posteriormente produtos oriundos de processos diversos.

No caso dos primeiros anos (1°A, 1°B, 1°C e 1°D) foi chamado de Projeto Tecnológico de Defumação. Em relação aos segundos anos (2°A e 2°B) a denominação foi de Projeto Tecnológico de Desidratação.

O desafio proposto pelo docente foi o de que os alunos teriam que pesquisar modelos de defumadores e desidratadores que fosse possível construir com materiais reciclados e ainda, deveriam elaborar algum tipo de inovação tecnológica no aparato.

Os alimentos escolhidos para serem trabalhados no projeto foram:

- Primeiros anos:

A) Frango defumado

B) Lombo suínodo defumado

C) Salame suíno defumado

D) Salame bovino defumado

- Segundos anos:

A) Abacaxi desidratado

B) Kiwi desidratado

C) Banana passa desidratada

D) Banana chips desidratada

E) Conserva de tomate desidratado

F) Carne de sol

Ficou sob a responsabilidade da turma 3°B realizar a análise sensorial (degustação) desses produtos, uma vez que havia ficado combinado que a avaliação dos aparatos se daria pela análise sensorial e, por consequência, a avaliação dos estudantes para o quarto bimestre seria o resultado da atividade.

De acordo com o professor Ferronato“Os trabalhos ocorreram em perfeita ordem, os estudantes decidiram livremente pela execução dos projetos, gastaram tempo e dinheiro neste trabalho e se sentiram eufóricos com a prática realizada, uma vez que criticam sempre que há falta de práticas no curso deles.”

O professor afirma ainda que “essas atividades propostas são importantes para a formação desses jovens que anseiam por uma formação técnica razoável. Há também um significativo sentimento de alegria pela oportunidade da realização do trabalho em equipe, onde cada um teve seu papel.”

Luiz Pereira da Costa Jr. - ASCOM, IFMT Campus Juína