início do conteúdo

Alerta sobre ao acesso seguro ao SIGEPE/SIGAC

Publicado por: Reitoria / 1 de Abril de 2021 às 10:48

Nas últimas semanas recebemos relatos de servidores, aposentados e pensionistas do IFMT sobre o recebimento de e-mails encaminhados pelo remetente sigac.naoresponda@planejamento.gov.br, com link para continuidade na solicitação de acesso de alteração de e-mail junto ao do Sistema SIGEPE/SIGAC, sem que os usuários houvessem realizado qualquer tipo de procedimento nesse sistema.

De acordo com o Diretor Sistêmico de Tecnologia da Informação, os casos do recebimento desse tipo de e-mail, em que a origem não ocorreu a partir de uma solicitação realizada pelo próprio usuário (servidor, aposentado ou pensionista), decorrem de tentativas de acesso ao sistema por terceiros.

Desse modo, lembramos as orientações da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia para um acesso seguro:

  • O acesso ao SIGEPE/SIGAC deve ser realizado sempre pelo endereço https://www.servidor.gov.br/
  • Cuidado com e-mails recebidos que possuem links direcionando para o site do SIGEPE/SIGAC. Em caso de dúvidas não clique no link. Prefira acessar o sítio digitando o endereço diretamente no navegador.
  • Não informem a senha do SIGEPE e os seus dados pessoais em sites ou aplicativos que não sejam os do Ministério da Economia. Os sites oficiais do Governo Federal terminam com o domínio GOV.BR e os aplicativos estão na loja do Governo do Brasil – aplicativos Sigepe Mobile, Sigepe Gestor e Sigepe Banco de Talentos

Caso tenha fornecido o CPF e senha em algum site ou aplicativo diferente dos listados acima, efetue imediatamente a troca de sua senha do SIGEPE. 

Além disso, recomendamos que realize que sempre que possível a atualização periódica das senhas (recomendado a cada 03 meses) dos aplicativos e sistemas utilizados, bem como que não utilizem a mesma senha no e-mail e no SIGEPE, nem repita a mesma senha em diferentes e-mails e sistemas institucionais. Segue link com orientações para criar senhas seguras: https://support.google.com/accounts/answer/32040?hl=pt-BR.

Acompanhem também as movimentações bancárias e se necessário for, saibam, que o Banco Central disponibiliza para as pessoas físicas e jurídicas brasileiras, a consulta gratuita a relatórios de chave PIX, empréstimos, financiamentos, contas em banco e outros serviços, através do Sistema Registrato (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato).

Periodicamente o Departamento de Segurança da Informação, publica mensalmente através dos Boletins Informativos orientações e recomendações importantes para a segurança da informação. Esses boletins podem ser acompanhados diretamente pelo site: https://www.gov.br/gsi/pt-br/assuntos/dsi/boletim-informativo-mensal-1.

Em caso de dúvidas entre em contato, por meio dos e-mails institucionais, com a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas do campus, Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas, com a Central de Atendimento – 0800-978-9009 ou consulte as Perguntas Frequentes do Portal do Servidor.

Para segurança de nossos servidores, informamos que as alterações cadastrais serão realizadas tão somente a partir de solicitações formalizadas via processo SUAP.

Cuiabá, 30 de março de 2021.

DIRETORIA SISTÊMICA DE GESTÃO DE PESSOAS - DSGP
DIRETORIA SISTÊMICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DSTI

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Juína

Linha J, s/n - CEP: 78320-000

Telefone: (66) 3566-7300

Juína/MT