Alunos do IFMT Juína apresentam fralda biodegradável em semana de tecnologia e meio ambiente em Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Juína / 14 de Junho de 2018 às 16:59

Estudantes do IFMT Campus Juína foram convidados para participar da II Semana de Tecnologia e Meio Ambiente (SETECMA) do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste, o alunos foram responsáveis pela palestra de abertura do evento que aconteceu na manhã desta quinta-feira (14).

O grupo apresentou o projeto Toper Bio – Fraldas Biodegradáveis que é uma fralda biodegradável feita a partir do amido da mandioca. Eles detalharam os impactos nos âmbitos ambiental e social. “O projeto surgiu frente a um problema que identificamos: a poluição do meio ambiente a partir das fraldas descartáveis. Um de nossos professores tem um pai portador de alzheimer, que usa fradas geriátricas e se mostrou preocupado quanto ao descarte delas”, explicou Mariana Sachit, uma das alunas envolvidas no projeto.

Mariana detalhou como foi a produção da fralda. “Desenvolvemos a fralda biodegradável a partir do amido da mandioca, na qual é substituído todo o plástico externo, que é um polímetro sintético que provém do petróleo. Aí está a questão de nossa fralda se tornar mais barata. A substituição da matéria-prima petróleo por uma matéria-prima renovável, além disso outros insumos também se tornam mais baratos”.

A estudante ainda destacou o tempo de decomposição da fralda, avanços sociais e econômicos “Além disso, a fralda vai atender o tripé da sustentabilidade, no tocante ao meio ambiente, por ser um produto 100% biodegradável, pois o tempo de decomposição da fralda vai ser de 6 meses com a quebra de 99,99% do tempo de uma fralda convencional, que demora de 500 a 600 anos. No âmbito social vamos fomentar classes, como a dos pequenos produtores e a comunidade indígena, que têm grande foco de produção de mandioca no nosso município. Há chance de fonte de renda e trabalho. No âmbito econômico, por ser biodegradável e com preço acessível, a fralda chegará com facilidade a todas as classes sociais”.

A aluna ressaltou as discussões de parcerias, e reforçou o apoio e incentivo a pesquisa. “Atualmente temos apoio apenas do IFMT, com a produção no laboratório da escola em Juína. Mas estamos formando parcerias com 3 grandes investidores, que já entraram em contato. O desenvolvimento de projetos ainda no ensino médio e toda base e apoio dos professores é muito importante. Ainda mais no nosso projeto, de grande impacto social”, afirmou.