início do conteúdo

Através de projeto do IFMT Juína indígenas Cinta Larga vão expor e comercializar Bio jóias no Workif, em Cuiabá

Publicado por: Campus Juína / 23 de Novembro de 2018 às 16:34

O artesanato Cinta Larga é um dos mais reconhecidos e valorizados por especialistas do país, devido ao seu processo complexo de fabricação e estética impecável. Entre os dias 27 e 29 de novembro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá-MT, mulheres indígenas desse povo vão comercializar sua produção para o público em geral durante o WorkIF – Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

A ação é parte integrante e conclusiva do projeto Biojoias Paryyt, realizado a partir de uma parceria entre a Funai e o IFMT no município de Juína. O intuito do projeto é criar um ambiente de intercâmbio através da tradição oral entre mulheres de diferentes idades e aldeias das Terras Indígenas Parque Aripuanã e Serra Morena. Além disso, traz consigo o incentivo a ações empreendedoras, através do compartilhamento de técnicas e experiências com a finalidade de obter resultados socioeconômicos sustentáveis para essas indígenas.

Segundo Juma Cinta Larga, uma das mulheres indígenas que estará presente no estande, essa é uma oportunidade valiosa. "Poder vender nosso artesanato em outra cidade, para outras pessoas que não só os parentes, vai ser muito bom. A gente tá muito feliz por essa chance. Vamos levar muitas peças bonitas. Colares, pulseiras, enfeites... Espero que venda bastante para melhorar nosso Natal", disse aos risos.

A ideia da professora e coordenadora de extensão do IFMT em Juína, Thaís Vasconcelos, e do coordenador técnico local da Funai, Vagner Campos, foi contemplada em um edital do Instituto – conhecido por Teresa de Benguela, que tem como premissa o incentivo à independência econômica de mulheres de diversas origens sociais. "O projeto se alinha a uma das missões dos institutos federais, que é a de criar uma sinergia com a comunidade a qual o IFMT se insere. O trabalho das indígenas chamou a minha atenção em visitas que fizemos relacionadas a outros trabalhos. Com a possibilidade do edital Teresa de Benguela, junto com o Vagner, começamos a trabalhar no sentido de incluí-las no mesmo", afirmou a professora Thaís.

"Uma das maiores dificuldades das mulheres Cinta Larga em Juína é o escoamento de sua produção. A cidade em si já tem uma logística complicadíssima. Quando se fala de escoamento das aldeias esse problema é exponencialmente potencializado, ainda mais sem apoio. Espero que a experiência desse ano sirva como um ponto de partida para a formação de uma rede de economia solidária em que elas sejam protagonistas e principais beneficiárias desse tesouro em forma de tucum, o qual elas produzem com tanto empenho e carinho", pontuou Vagner Campos.

Sobre o processo de produção

A produção de artesanato das mulheres Cinta Larga data de períodos ancestrais, muito antes do contato com a sociedade nacional. Em geral, quando não estão realizando o trabalho doméstico, que por si já é intenso, é comum encontrá-las nos pátios à frente de suas casas fiando, perfurando sementes extremamente duras ou dando acabamento nas peças. 

A quantidade de produtos é tão versátil quanto o talento das mulheres. São colares de conta (bak'ri) e de cipó (amoíp), braçadeiras (nepóáp), pulseiras (arapéáp), redes (iñi), tipoias para bebês, cintas femininas (xiripót), cestos (adó) e cestas (datía). Para o evento, no entanto, fez-se uma escolha por priorizar colares, pulseiras e enfeites de cabelo

Sobre o WorkIF

O objetivo do WorkIF é o de fomentar e discutir atividades desenvolvidas nos campi do IFMT distribuídos pelo estado do Mato Grosso e da Região Centro-Oeste como um todo. Na mesma direção, divulga os resultados de pesquisa, ensino e extensão à comunidade. Nesta edição, promoverá ainda estandes de expositores com a iniciativas parceiras ou relacionadas ao Instituto, como é o caso do projeto Biojoias Paryyt.

 

Vagner Campos, Coordenador Técnico Local 
das Terras Indígenas Parque Aripuanã e Serra Morena

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Juína

Linha J, s/n - CEP: 78320-000

Setor: Assistente de Alunos whatsapp (065) 98161-2128

Setor: Secretaria de Registro Escolar whatsapp (065) 98161-2129 E-mail: secretaria.jna@ifmt.edu.br

Secretaria (66) 3524-0422 (66) 3524-0423

Juína/MT