Congresso Técnico do 5º JIFMT definiu alterações no regulamento e visitou os locais de prova

Publicado por: Reitoria / 13 de Abril de 2018 às 16:53

O Congresso Técnico do 5º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) realizado nos dias 12 e 13 de abril definiu algumas alterações do regulamento dos jogos, visitou os locais de prova e deliberou algumas ações para o evento. No primeiro dia foi apresentado um ckeck-list das atividades da comissão geral e local, e a revisão do regulamento.

No que se refere ao regulamento foram alterados os critérios de chaveamento das competições visando existir as quartas de final, semi-final e final das modalidades esportivas. Na natação os estudantes poderão se inscrever para três provas, na edição passada foram apenas duas provas. O tempo do futebol de campo diminuiu de 40 para 35 minutos. No voleibol até a semifinal a disputa será com dois sets e na final com três sets.

No que se refere a organização, a abertura será mais curta, a premiação das competições individuais será na quinta-feira antes do show cultural e na sexta-feira para as modalidades coletivas.

O setor de saúde do campus Primavera do Leste informou aos presentes que eles farão uma campanha interna para regularização da carteira de vacinação e recomendou que os outros campi também implantassem essa ação.

A comissão local de comunicação do JIFMT apresentou o mascote do campus feito pelos alunos. A assessoria de comunicação da reitoria em conjunto com a comissão local mostraram um plano de comunicação para o 5º JIFMT com ações nas áreas de identificação visual, publicidade e imprensa.

No segundo dia, os professores de educação física e os membros das equipes organizadoras do campus Primavera do Leste e da Reitoria visitaram 11 locais para realização dos jogos.

Sobre a realização dos jogos no Campus Primavera do Leste, o diretor-geral Dimorvan Brescancim contou que a unidade possui apenas quatro anos e a realização do JIFMT no município faz com que a população local e da região conheçam o IFMT.

“O JIFMT fortalecerá a nossa marca Instituto Federal. Vamos receber um movimento de 1,3 mil atletas de 19 campi que proporcionará integração esportiva e cultural. Estamos muito felizes", salientou Dimorvan.

O coordenador de esportes da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, João Neto, salientou que vinda dos jogos para Primavera é muito importante. “O prefeito está dando todo apoio que precisar. São 1,3 mil atletas. Isso é um senhor evento. É como se fosse uma olimpíadas”, comemorou.

João Neto acrescentou ainda que o 5. JIFMT irá aquecer a economia local. “Teremos a presença de 1,5 mil pessoas na cidade, entre estudantes e servidores, que estarão se hospedando nos hotéis, se alimentando, indo nas lojas, passeando pela cidade”.

O pró-reitor de extensão do IFMT, Marcus Taques falou que os jogos proporcionam a integração dos alunos, estimula a prática esportiva promovendo a saúde. "Outros benefícios que consideramos importantes são: a formação do caráter e do estudante como cidadão".