Publicado por: Reitoria / 27 de Maio de 2020 às 10:58

A Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) do IFMT tem novo diretor, o professor de Inglês e Português do Campus São Vicente, João Felipe Assis de Freitas, nomeado pela Portaria IFMT nº 1028, de 12 de maio de 2020.

João Felipe Freitas destacou que as metas para o seu trabalho nesse primeiro momento é dar continuidade no planejamento das ações de 2020 da DSRI. “No final de 2019, a diretoria fez uma série de metas para serem executadas neste ano. Uma delas são os mestrados internacionais com Portugal e Colômbia, pois são parcerias que visam aumentar a qualificação dos servidores e oportunizar novos olhares para a área internacional”.

Outra meta, segundo João Felipe Freitas é a questão do Sistema GERI que busca automatizar o registro de intercambista no IFMT e promover a economia de papeis. “É um sistema que está sendo desenvolvido pelo professor Pedro Clarindo da Silva Neto do IFMT – Campus Cuiabá. E tem o objetivo de colaborar com a inserção de dados e oportunizar informações de maneira rápida e eficiente”, explicou.

A terceira meta é a implantação do módulo internacional do SUAP que possibilitará a automatização dos editais e facilitará na avaliação das informações para selecionar os estudantes para intercâmbios.

Sobre a oportunidade de ser o novo diretor da DSRI, João Felipe, destacou que é uma questão da transição de carreira. “Tive a oportunidade de trabalhar como professor, como adviser no escritório da EducationUsa no IFMT. Essa será minha primeira experiência em cargo de gestão na instituição, o que me oportuniza conhecer melhor o IFMT. Além de poder crescer e desenvolver muito mais na área internacional, colaborando para os professores, alunos e os técnicos-administrativos”.

O professor João Felipe participou em novembro de 2019, da comitiva de dez estudantes de Institutos Federais pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que participaram entre os dias 24 a 30 de novembro, do Sakura Science High School Program, no Japão. Ele foi um dos professores supervisores junto com Ana Paula Gomes de Oliveira, do IFG Campus Águas Lindas.

Na viagem ao Japão, os intercambistas participaram de visitas a museus e sítios históricos; a agências de exploração aeroespacial e de ciência e tecnologia marinha. Além disso, eles também estiveram envolvidos em atividades de integração e palestras na Tokyo Metropolitan Koishikawa Secondary Education School, na University of Tsukuba e na Metropolitan University of Tokyo. Em uma dessas visitas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Sr. Akira Fujishima, Doutor em Química Aplicada.

A ex-diretora da DSRI, a professora Sonia Regina Guimarães foi convidada para assumir a assessoria especial de políticas, de empreendedorismo, inovação e com a responsabilidade da área internacional na SETEC/MEC.

“Eu recebi uma proposta interessante e desafiadora que me conquistou. Demorei 60 dias para decidir. Estou num momento que poderia pedir a minha aposentadoria, mas resolvi dar a minha contribuição”, conta Sonia Guimarães.

Sonia Guimarães relatou que está à frente de quatro projetos pilotos voltados para a área de empreendedorismo, inovação e internacionalização. “O meu agradecimento à frente da DSRI e os meus 34 anos de Instituto Federal de Mato Grosso. Eu tenho a certeza de que estou deixando grandes amizades e conquistas junto com a equipe”.

Ela destacou que o trabalho na DSRI foi desafiador, “agradeço ao professor Bispo pela iniciativa e acreditar no meu trabalho, pois começamos do zero. E ao professor Willian que deu continuidade ao trabalho. Willian de Paula é um defensor incansável da área internacional, além de ver a importância do setor, ele sempre dedicou todo o apoio”.

Sônia Guimarães afirmou que deixa a DSRI formada, com um planejamento definido e uma identidade própria. “Estou alegre do professor João Felipe assumir, pois ele é um grande parceiro da DSRI. Não haverá ruptura nas ações. Ele está assumindo como um técnico na área. Ele foi para o Japão representando a DSRI, é o embaixador de relações internacionais do campus São Vicente, adviser do escritório da Education Usa. Eu desejo todo sucesso do mundo para ele”, finalizou.