Empoderamento: IFMT Juína promove curso de vigilante e defesa pessoal para mulheres

Publicado por: Campus Juína / 27 de Maio de 2019 às 17:48

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Juína através do edital “Tereza de Benguela” está promovendo o curso voltado para mulheres “vigilante e defesa pessoal”. A capacitação tem carga-horária de 160h e é composta por aulas teóricas e práticas (academia) as terças e quintas feiras.

O objetivo do projeto é proporcionar à mulheres em situações de vulnerabilidade socioeconômica a oportunidade de ascender profissionalmente e garantir melhores salários. Durante o curso serão ofertadas aulas de defesa pessoal, cuja finalidade consiste em aplicar essas técnicas em seus futuros trabalhos como vigilante e/ou também em casos de agressão que muitas mulheres sofrem e consequentemente torná-las cidadãs empoderadas frente a sociedade.

De acordo com o professor Rafael Adelino Fortes, um dos organizadores do projeto, inicialmente a proposta era capacitar 30 mulheres porém a procura foi acima do esperado e o projeto recebeu cerca de 60 inscrições. O professor ressalta o foco social da ação: “há o desafio de proporcionar a essas mulheres qualificação profissional para a geração de renda, resgate da auto-estima, participação social e cidadania. Além da defesa pessoal elas ainda terão uma formação teórica visando o papel da mulher na sociedade brasileira contemporânea”.

Devido ao grande sucesso e a alta procura, o coordenador do projeto destacou que a proposta do IFMT é que esse curso se transforme em um curso FIC (curso de Formação Inicial e Continuada), modalidade que tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar pessoas que desejam entrar ou retornar ao mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

A aluna matriculada Laine comentou sobre a sua expectativa em relação ao curso: “a inicativa é muito interessante, é um método bom para as mulheres, dá uma sensação a mais de segurança e também para a gente saber se defender de algum bandido ou agressão”. Ela disse estar ansiosa para o início das aulas práticas.

São parceiros o Cefapro, secretaria municipal de educação e academia Tsunami.

O curso terá a duração de aproximadamente 6 meses e as atividades teóricas serão desenvolvidas semanalmente atingindo o total de no máximo 10 horas semanais, enquanto que as atividades práticas serão flexibilizadas com o máximo de 8 horas semanais.

Tereza de Benguela

O projeto visa estimular o empoderamento e a geração de renda de mulheres pelo empreendedorismo. Este é um dos objetivos do Edital 042/2018, do Programa de Extensão Teresa de Benguela da pró-reitoria de Extensão do IFMT que prevê apresentação e seleção interna de 20 projetos de extensão, a serem desenvolvidos por servidores e alunos do instituto.