Estudantes de Juína realizam lançamento de foguetes de garrafa PET; equipes participarão da 1ª Olimpíada de foguetes em Alta Floresta

Publicado por: Campus Juína / 23 de Setembro de 2019 às 14:15

Na última semana estudantes das turmas do 1° ano do técnico de agropecuária do IFMT Campus Juína realizaram através da disciplina de física o lançamento de foguetes de garrafa PET, os foguetes foram construídos pelos próprios estudantes.

De acordo com o professor Marcelo Weich “o objetivo desse lançamento é propiciar aos alunos a integração entre as equipes, a troca de conhecimento, o desenvolvimento das habilidades e competências em pesquisa, construção e aperfeiçoamento de tecnologia, gerenciamento de recursos, competitividade, integração entre os membros das equipes”, além de outras capacidades exploradas neste trabalho.

Os foguetes são confeccionados artesanalmente pelas equipes de até 4 alunos com garrafas PET e tem base de lançamento com canos PVC. No interior da garrafa são misturados bicarbonato de sódio e vinagre, que produzem gás carbônico, responsável pela propulsão do foguete. Os lançamentos observam normas estabelecidas pelo Regulamento da Competição, com o objetivo de manter a segurança dos alunos.

Além de fazer parte dos trabalhos da disciplina de física, a atividade serviu também para selecionar duas equipes para participar I Olimpíada Mato-Grossense de Lançamento de Foguetes que acontecerá entre os dias 27 a 29 de setembro de 2019, no Campus IFMT - Alta Floresta.