Estudantes do campus Juína criam fralda biodegradável a partir de amido de mandioca; projeto chama atenção de investidores

Publicado por: Campus Juína / 31 de Outubro de 2017 às 16:36

Estudantes do IFMT campus Juína participaram da 14ª semana nacional de ciência, tecnologia e inovação que aconteceu entre os dias 24 a 26 de outubro em Cuiabá, entre as atividades da semana estava a Maratona do Programa Células Empreendedoras das Escolas Técnicas, uma das equipes do campus Juína conseguiu se destacar entre as participantes e alcançar a segunda colocação com um projeto que envolve inovação e sustentabilidade, o grupo desenvolveu a ideia da fralda biodegradável a partir de amido de mandioca.

O projeto surgiu a partir de um problema pessoal em relação ao uso de fraldas tradicionais geriátricas pelo pai de um dos professores (portador da doença de Alzheimer), o que gera um número expressivo de lixo na natureza. As fraldas descartáveis, de uso geral, são produzidas de polímeros petroquímicos (plástico) e demoram cerca de 600 anos para se decompor na natureza, fato que ocasiona uma série de problemas ambientais.

Como solução para o problema, o grupo composto por alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos em agropecuária, meio ambiente e comércio, pensaram em utilizar o amido da mandioca, por representar uma matéria-prima de fácil cultivo, que viabiliza sua produção pela agricultura familiar ou agricultores com baixo nível tecnológico.

De acordo com um dos tutores do projeto, professor Ansselmo Santos “outra novidade que estamos pensando em acrescentar no produto é a inserção de uma semente de arvore em cada fralda, após o uso, elas poderiam ser enterradas no quintal por exemplo, sem agredir o meio ambiente e ainda nascera uma árvore no local”, o professor destaca que é ainda uma ideia, porém o foco é sempre na sustentabilidade.

O projeto chamou a atenção de investidores de outras partes do país e da imprensa a nivel nacional, agora a equipe deve investir na ideia e produzir um protótipo, os próximos passos envolvem testes e viabilidade de registro de patente do produto. Até o momento os alunos continuam trabalhando no projeto, denominado de “Toperbio”, Para quem desejar saber mais sobre o trabalho pode entrar em contato através da página no facebook https://www.facebook.com/toperbio/.

Durante a 14º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o estande recebeu um número expressivo de visitantes: estudantes, imprensa, representantes de secretarias de estado e pesquisadores. Momento de suma importância para a equipe por possibilitar um feedback com a comunidade de modo geral, recebendo sugestões, críticas e elogios do projeto.

Equipe envolvida no projeto

Professores:
Aluísio Gonçalves de Farias Prof. Historia - Coordenador de pesquisa do campus Juína
Ansselmo Ferreira dos Santos Prof. Agronomia
Elaine Neris Prof. Administração

Técnico:
Alan Candido da Silva Técnico (Química)

Estudantes:
Anderson de Brito Almeida 1° Ano Técnico Meio Ambiente