Estudantes do IFMT Juína são semifinalistas em Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado por: Campus Juína / 10 de Outubro de 2019 às 17:38

Estudantes do IFMT, campus Juína, são semifinalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa. Eles participarão do encontro regional que ocorrerá em São Paulo/SP entre os dias 11 a 19 de novembro. A classificação se deu nas duas categorias que competem ao ensino médio: Artigo de Opinião e Documentário.

O estudante Anderson de Brito Almeida, do 3o ano do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, representará o estado de Mato Grosso com o artigo de opinião “O comportamento humano perante o meio”. Na categoria documentário temos o trabalho intitulado “Separa Pra Nós: o tempo vale ouro e o lixo também” dos estudantes João Guilherme Morais Clemente da Costa, Emily Karoline Ferreira Horing e Thauany Gabriella Martins Barbosa, do 2° ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Os textos produzidos retratam, com um olhar crítico numa perspectiva humanista, questões sociais relacionadas ao consumismo, a reciclagem, a sustentabilidade e a relação do ser humano com o meio ambiente.

A professora Lisdafne Júnia de Araújo Nascimento que inscreveu o campus na competição e realizou as oficinas orientativas com os estudantes se mostrou feliz com a classificação e ressaltou que “esse resultado é fruto do empenho dos alunos associado aos trabalhos aplicados, por meio das oficinas, e demais atividades de apoio ao ensino desenvolvidas no campus”.

Participaram das oficinas todas as turmas de 3? ano dos Cursos Técnico em Agropecuária, Meio Ambiente e Comércio, também os 2° anos A e B de Agropecuária. Desse modo, o campus realizou um evento para divulgar os trabalhos produzidos pelas turmas e premiou os estudantes selecionados para a semifinal na Olimpíada. A realização das oficinas contou com a colaboração da professora Ângela Maria Souza Leite da Silva.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. A iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, em 2019 promove sua 6o edição e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.