Fundação Uniselva ministra oficinas de elaboração de projetos nos campi do IFMT

Publicado por: Reitoria / 10 de Fevereiro de 2020 às 16:22

A Fundação Uniselva, fundação de apoio e desenvolvimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), esteve presente nos campi do IFMT em Cuiabá, na região metropolitana da capital e no interior do estado para ministrar oficinas de elaboração de projetos e levar ações, serviços, esclarecer dúvidas e fomentar o desenvolvimento de novas parcerias nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, ciência, tecnologia e inovação.

No dia 28 de janeiro, o encontro se deu durante o Planejamento Coletivo 2020/1 do campus de Várzea Grande. No dia seguinte, 29, no Encontro Pedagógico e de Planejamento do campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva. Já no dia 31 de janeiro, a reunião foi realizada dentro da Semana Pedagógica/ Planejamento e Elaboração do Plano Individual de Trabalho (PIT) do campus Avançado de Diamantino.

Os encontros foram capitaneados pelo coordenador de projetos do IFMT junto à Uniselva, Ali Veggi Junior, e pelo diretor-geral da Fundação, professor Cristiano Maciel, acompanhado por profissionais dos setores de Projetos e Jurídico da entidade.

"O trabalho que estamos fazendo, de orientação sobre como tramitar os processos em que possa haver o apoio da fundação, visa mostrar aos campi as possibilidades de desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação, parcerias com prefeituras para a oferta de cursos, prestação de serviços, entre outros. São várias oportunidades que estão sendo levadas e apresentadas aos campi,” explicou Alli Veggi.

Docentes e técnicos do Instituto se reuniram para conhecer melhor a previsão legal e o que são fundações de apoio, bem como os papéis do IFMT na execução de projetos e da Uniselva no gerenciamento administrativo e financeiro dos mesmos. Foram apresentadas ainda fontes em potencial para captação de recursos, os diferentes tipos de projetos e o que pode ser viabilizado por eles e detalhado o que deve conter o plano de trabalho de um projeto, seus documentos complementares e instâncias de aprovação no IFMT.

Para o diretor-geral da Uniselva, professor Cristiano Maciel, essas visitas técnicas têm se mostrado importantes para explicar o trabalho da Fundação e como pode ser feita a captação de recursos externos. “A partir desses encontros temos percebido o aumento natural no número de projetos do IFMT gerenciados pela Fundação. Docentes e técnicos se sentem estimulados e têm se motivado a elaborar projetos com segurança e ciência dos ritos necessários”, pontuou Maciel.

Detalhes sobre a parceria IFMT/Fundação Uniselva estão disponíveis em fundacaodeapoio.ifmt.edu.br.

(Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Fundação Uniselva)