Horta humanitária do IFMT Juína irá beneficiar até 400 famílias durante pandemia do COVID-19

Publicado por: Campus Juína / 15 de Abril de 2020 às 17:49

Um projeto desenvolvido pelo IFMT Campus Juína irá produzir hortaliças livres de defensivos, para alimentar famílias atingidas direta ou indiretamente pela pandemia do Coronavírus. A iniciativa se trata de um projeto de extensão oriundo do edital 047/2020 que prevê a execução de ações de enfrentamento a pandemia, suas consequências/impactos sociais e econômicos, visando atender os municípios onde estão localizados os campi do IFMT.

Intitulado “Horta Comunitária: alimentando o corpo e a esperança de dias melhores”, a ação resultará na produção de uma horta humanitária utilizando o espaço do setor produtivo do Campus Juína. O plantio das primeiras hortaliças já foi feito há alguns dias, novos canteiros serão cultivados a cada semana.

Por se tratar de vegetais de ciclo curto como rúcula, rabanete alface, abobrinha e pepino, a primeira rodada de colheita deverá acontecer num prazo de aproximadamente 20 dias, o coordenador do projeto professor Lourismar Martins destaca que o projeto de extensão visa “englobar um dos dez valores do IFMT: Humanidade: A dignidade da pessoa humana acima de tudo ferecer esses produtos à uma parte carente da população”.

De acordo com Lourismar a estimativa é que inicialmente sejam atendidas 240 famílias e conforme as outras culturas forem atingindo a fase reprodutiva esse número possa chegar a mais de 400 famílias por semana. As doações serão feitas para famílias cadastradas em projetos sociais do governo, através de dados do CRAS e em parceria com outras instituições filantropicas da cidade.

Luiz Pereira - IFMT/Campus Juína