Horta humanitária do IFMT campus Juína já produziu quase cinco mil pacotes de hortaliças para doação durante a pandemia

Publicado por: Reitoria / 18 de Setembro de 2020 às 14:54

O projeto Horta Comunitária, do IFMT campus Juína já produziu 4.912 pacotes com hortaliças, atingindo 7.192 pessoas e 1.979 famílias Juinenses, cumprindo o objetivo de produzir hortaliças, livres de defensivos, para alimentar famílias atingidas direta ou indiretamente pelo pandemia do novo coronavírus (SARS-coV-2).

A iniciativa vem sendo desenvolvida nas dependências do setor de holericultura do campus. Desde o dia 30 de março até o próximo dia 27 de setembro de 2020 foram produzidos: rúcula, rabanete, abobrinha, pepino, alface, melancia, tomate e quiabo. O projeto conta com a colaboração dos servidores do CRAS do município, responsáveis pela distribuição das hortaliças às famílias além de colaborar na colheita, higienização e embalagem.

“Consumir hortaliças é uma forma muito eficiente de prevenir os efeitos diretos da Covid-19 e, oferecer esses produtos a uma parte carente da população é uma contribuição social do IFMT e de seus colaboradores,” observa o coordenador da iniciativa, professor Lourismar Martins Araújo.

O docente explica que algumas hortaliças, como a rúcula e o rabanete, possuem ciclo bem curto de 25 a 30 dias, são muito ricas em ferro, vitaminas e outros minerais, podendo ser produzidas com rapidez. Outras, como a abobrinha e o pepino já podem ser consumidas em 40 dias após a semeadura, enquanto alface e melancia levam de 45 a 75 dias.

Todos os colaboradores que trabalham no desenvolvimento da ação usam máscaras e luvas individuais de trabalho. A equipe do IFMT é composta, além do professor Lourismar, pelos servidores  Fabricio Ribeiro Andrade, Adilso Fortunatti, Aluisio Goncalves de Farias, Kleyton Rezende Ferreira, Luciano Rodrigo Lanssanova, e pelos discentes Emanuelly Alencar da Silva, Bianca Geovana de Assis da Silva, Emilly Nayhara da Silva, Crislayne Souza Araújo e Jhonnathan Gabriel de Souza Araujo.

O Horta Comunitária é uma das mais de 40 iniciativas de atendimento à sociedade de todo o estado durante a pandemia do novo coronavírus, viabilizadas pelo edital 47/2020 da Pró-reitoria de Extensão do IFMT (Proex).