I semana acadêmica de matemática do IFMT debateu tendências, pesquisas e educação matemática

Publicado por: Campus Juína / 22 de Maio de 2017 às 17:22

No período de 15 a 19 de maio o Instituo Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Mato Grosso - campus Juína realizou sua I Semana Acadêmica da Matemática com a temática "Tendências e Pesquisas em Matemática e Educação Matemática".

Durante o evento uma programação especial foi preparada para os participantes, a palestra de abertura contou com a presença do professor Doutor Luciano Endler, que compartilhou um pouco das pesquisas que ele tem desenvolvido utilizado de modelagem matemática aplicado a engenharia, mais especificamente, aplicações em controle de sistemas Pneumáticos, ocorreu ainda no primeiro dia uma mesa temática sobre o Ensino de Matemática em Juína, com a participação do professor mestre Fábio Bernando da Silva, coordenador de licenciaturas da Faculdade do Vale do Juruena -AJES e professora Vera Lucia Pereira, a mesa foi coordenada pelo professor mestre Jefferson Bento de Moura. aproximadamente 170 pessoas, entre graduandos, professores e pesquisadores da área lotaram o auditório do campus durante a abertura.

No segundo e terceiro dia o evento teve continuidade com apresentação de comunicações orais e minicursos. As comunicações foram sobre diversos temas da área da matemática e da educação matemática.

O evento ofereceu oito minicursos diferentes, sendo eles: Construção de sólidos geométricos utilizando origami, Geogebra, Frações e suas aplicações, Introdução a Matemática Financeira, JFractionLab como recurso pedagógico no ensino e na aprendizagem de frações, Metodologias para o ensino de Matemática, Música e Matemática como instrumento de alfabetização numérica e Equações de Lotka-Volterra.

No quarto dia da semana acadêmica houve apresentação de banners, seguida de uma mesa temática: Tendências e Pesquisas em Matemática e Educação Matemática, com a participação do professor doutor Hector Flores Callisaya e do doutorando, professor Cesar Cristiano Belmar.

A 1° semana acadêmica da matemática se encerrou na sexta-feira, 19/05, com a presença de discentes do campus Campo novo do Parecis, de acordo com o coordenador do evento, professor Jefferson Bento Moura “Chegamos no fim com o sentimento de dever cumprido, e que é possível como maior dedicação e participação dos professores do curso de matemática realizar novas edições deste singelo, mas importante evento” destacou Jefferson.