início do conteúdo

IFMT Juína: Estudos sobre literatura brasileira e realismo resultam em trabalhos apresentados em forma de teatro e pinturas

Publicado por: Campus Juína / 26 de Junho de 2019 às 15:38

  Aconteceu na tarde desta terça feira (25) no auditório do IFMT Campus Juína a apresentação de uma série de trabalhos da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura desenvolvidos pelos estudantes dos 2° e 3° anos do ensino médio integrado a cursos técnicos.

  Na ocasião, os alunos dos cursos técnicos em Agropecuária, Comércio e Meio Ambiente, coordenados pelas professoras Angela Maria e Leila Rodrigues, apresentaram através de expressões artísticas como Teatro e Pinturas, adaptadas aos tempos atuais, releituras de clássicos da Literatura Brasileira e pinturas relacionadas aos períodos do Naturalismo e Realismo.

  Entre as obras trabalhadas pela disciplina e adaptadas aos dias atuais pelos estudantes estão clássicos como O cortiço, de Aluízio de Azevedo, O auto da barca do inferno de Gil Vicente, Clara dos Anjos de Lima Barreto, a pintura As respingadeiras de Jean-François Millet, entre outros.

  De acordo com a professora Angela Maria o objetivo é trabalhar a literatura clássica e a arte de forma lúdica, levando os alunos a uma reflexão sobre temas diversos que são tratados dentro destas obras, como o preconceito, o papel da mulher na sociedade, a discriminação racial/social, além de contribuir para que os alunos desenvolvam a criatividade e diminuam a timidez ao se apresentar em público.  

No total foram apresentados 11 trabalhos desenvolvidos em grupos por cada turma, divididos entre teatros e pinturas. A professora destacou que os trabalhos de pintura serão expostos no saguão principal do Campus.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Juína

Linha J, s/n - CEP: 78320-000

Setor: Assistente de Alunos whatsapp (065) 98161-2128

Setor: Secretaria de Registro Escolar whatsapp (065) 98161-2129 E-mail: secretaria.jna@ifmt.edu.br

Secretaria (66) 3524-0422 (66) 3524-0423

Juína/MT