IFMT Juína realiza II Feira de economia solidária.

Publicado por: Campus Juína / 12 de Fevereiro de 2017 às 18:36

No último sábado 11\02 aconteceu no salão de eventos da paróquia Sagrado Coração de Jesus a II Feria de economia solidária, realizada pelos alunos do curso técnico em comércio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso campus Juína. O evento contou com a participação e exposição dos alunos do PIBID (programa institucional de bolsas de iniciação a docência) e corpo de bombeiros de Juína.

A feira tem o objetivo de incentivar oconsumo consciente por meio da troca de objetos, segundo a organizadora do evento professora Pâmela Miranda “ Às vezes, um produto que não é mais útil para uma pessoa pode ser útil para outra pessoa. Desse modo, não será necessária maior produção, mas sim, uma maior conscientização, distribuição e consumo solidário”.

Os produtos comercializados na feira foram recolhidos anteriormente nos pontos de coleta organizados pelos alunos do curso técnico em comércio, desde que os mesmos estivessem em bom estado, estavam disponíveis para “venda”produtos como roupas, calçados, bijuteria, objetos de decoração, utensílios domésticos além de mudas de plantas.

Cada produto entregue nos postos de coleta foram trocados por IQUÊS, moeda fictícia criada para a comercialização durante a feira, o nome foi escolhido pelos próprios alunos e é uma homenagem a reserva ecológica localizada em Juína, IQUÊ-Juruena. A moeda utilizada desde a primeira edição do evento, só tem valor comercial no dia da feira.

O corpo de Bombeiros esteve presente no evento fazendo exposição de equipamentos e respondendo a perguntas dos visitantes, segundo o soldado Carvalho “o batalhão do corpo de bombeiros ficou muito feliz com o convite para participar da feira pois ações como essas aproximam a corporação da sociedade e permite mostrar o trabalho realizado pela equipe.”