IFMT Juína realiza IV Feira de Economia Solidária neste sábado 23/11

Publicado por: Campus Juína / 21 de Novembro de 2019 às 15:45

Acontece neste sábado (23/11) em Juína a IV Feira de economia solidária realizada pelos estudantes do curso técnico em comércio do IFMT Campus Juína, este ano o evento será realizado no espaço da feira municipal de Juína entre as 8h e 17horas e é aberto a toda comunidade.

Os alunos do 2º ano do curso Técnico em Comércio do IFMT Campus Juína, sob orientação da Professora Andreia Rezende da Costa Nascimento são responsáveis pelo evento que acontecerá no formato “clube de troca", visando estimular o consumo consciente entre os participantes.

O que é Economia Solidária? A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. É realizada de forma consciente, criando meios de produção e comercialização alternativos, que levem em consideração o bem-estar social e o meio ambiente.

Onde encontramos essa prática? A Economia Solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras. Esses grupos realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Como posso participar? A Feira irá funcionar como uma das formas de organização da economia solidária o CLUBE DE TROCA.
○ Quem ainda não levou os objetos anteriormente aos pontos de coleta, pode levar os objetos que você não utiliza mais e que estejam em bom estado de conservação (roupas, calçados, brinquedos, acessórios, ferramentas, itens de decoração, de cozinha, bicicleta, carro, moto e tudo mais).

○ Troque esses itens na própria feira pela moeda própria "iquê" (nome escolhido em homenagem a Reserva Ecológica de Juína - Iquê). Essa moeda só terá valor comercial no dia da Feira.

○ Com as moedas, "compre" os itens expostos na Feira de Economia Solidária que se interesse e leve coisas novas para sua casa.

Principal objetivo da Feira de Economia Solidária é incentivar o consumo consciente!

Às vezes, um produto que não é mais útil para você pode ser útil para outra pessoa.
Desse modo, não será necessária maior produção, mas sim, uma maior conscientização, distribuição e consumo solidário.
Contamos com a sua presença.

* Todos os produtos que não forem trocados serão doados para instituições de caridade.