IFMT Juína realiza recuperação e plantio de mudas em represa de afluente do rio perdido

Publicado por: Campus Juína / 16 de Maio de 2017 às 15:41

Aconteceu na manhã desta terça-feira (16/05) uma ação de recuperação de área degradada e plantio de mudas nativas nas margens de uma represa localizada aos fundos do IFMT campus Juína, o curso d'Água é guarnecido por um dos afluentes do rio perdido, responsável pelo abastecimento da cidade de Juína.

A ação faz parte das atividades da disciplina de Recuperação de áreas degradadas, do curso técnico em meio ambiente do IFMT Campus Juína, ministrada pela professora Rafaela Horing, ela relata que “o técnico em meio ambiente trabalha principalmente com a parte prática na execução de recuperação de áreas degradadas, então nada melhor que trazer os alunos para sanar um passivo dentro da instituição, com mudas produzidas no próprio campus.”

O aluno Gustavo Grisang falou da importância da atividade prática no seu desenvolvimento, segundo ele “é um aprendizado acima de tudo, podemos cooperar com a melhoria do campus e do riacho e aprender ao mesmo tempo”. Aluna Milena Nichel destaca o diferencial do ensino aplicado no IFMT, aliando conhecimento teórico e prático, “Muitas vezes os técnicos ficam só na sala de aula e a turma está tendo o privilégio de realizar ações práticas através do plano de recuperação da área”.

Cerca de 90 alunos das turmas de 2° e 3° ano do curso técnico em meio ambiente estão envolvidos na ação que resultou no plantio de aproximadamente 150 mudas, entre espécies frutíferas, nativas e pioneiras no entorno da represa. As mudas foram produzidas através de um projeto desenvolvido no campus pelo professor Luiz Maekawa e doadas para as turmas do curso técnico em meio ambiente.