Indígenas da etnia Rikbatsa participam de minicurso de topografia no IFMT Juína

Publicado por: Campus Juína / 21 de Novembro de 2018 às 15:38

No último sábado (17/11) indígenas da etnia Rikbatsa estiveram na unidade do IFMT Campus Juína e participaram de um minicurso de topografia básica e tiveram uma instrução sobre noções básicas de operação de drone, que também é uma ferramenta utilizada na topografia.

A iniciativa da ação partiu da professora Rafaela Horing que é engenheira florestal e ministra a disciplina de topografia para os indígenas no curso técnico em meio ambiente, o objetivo segundo a professora foi fazer uma aula prática com os alunos e optou por utilizar o espaço do IFMT por já possuir os equipamentos necessários para aula de topografia.

Na ocasião, além da aula prática o professor do Campus Juína Asselmo Ferreira ministrou para os indígenas um minicurso de topografia básica, ensinando a utilização e manuseio do teodolito, outro ponto a ser destacado foi a demonstração de noções básicas de operação de drone, ministrada pela instrutora Sophia Watkins.

Os 23 indígenas que participaram da atividade são estudantes do curso técnico em meio ambiente, curso realizado através de uma parceria entre o estado e a Funai na escola estadual indígena myhyinymykyta skiripi, a turma está na última etapa do curso. Os estudantes receberam certificação após o término do minicurso.