Intercâmbio nos EUA: Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores podem ser feitas até 11 de agosto

Publicado por: Reitoria / 22 de Julho de 2019 às 10:30

Como pré-requisito, o candidato deve ser aluno do ensino médio na rede pública brasileira, ter boa fluência oral e escrita em inglês.

As inscrições para a 18ª edição do Programa Jovens Embaixadores já estão abertas e seguem até o dia 11 de agosto. O programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América.

Criado em 2002, o Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos e tem como público alvo estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Para participar do Programa os candidatos devem possuir todos os nove pré-requisitos exigidos. Precisa ter nacionalidade brasileira, idade entre 15 e 18 anos, ser aluno do ensino médio na rede pública brasileira, ter boa fluência oral e escrita em inglês, ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior, jamais ter viajado aos Estados Unidos, pertencer à camada sócio econômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar e ter perfil de liderança e iniciativa.

Troca de Experiências

O representante de Mato Grosso na edição de 2019 foi o estudante Leandro José Gonçalves Pereira, de 17 anos, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Primavera do Leste (a 231 quilômetros ao sul da Capital). Segundo Leandro, muitos estudantes acreditam que o programa é apenas para fazer turismo nos Estados Unidos, mas, pelo contrário, é um período de intensa agenda de atividades.

“Ficamos quatro dias em Brasília e, em seguida, três semanas nos Estados Unidos. Na primeira semana, vamos para Washington, onde ficamos num centro de conferência. Temos aulas sobre justiça social, protagonismo juvenil e voluntariado. Em seguida, somos divididos em subgrupos e cada um vai para uma cidade americana, definida pela embaixada”, explica.

Leandro Pereira acrescenta que visitou uma universidade e conheceu uma escola de ensino médio. Participou de debates e vivenciou durante 12 dias, a cultura da cidade que ficou. Após esse período, voltou para Washington para troca de experiências com os demais estudantes e também alinhar as propostas para aplicar os projetos que apresentaram.

O aluno conquistou a vaga no programa com o projeto “Desigualdade social e suas consequências”. “Para mim foi uma experiência única, pois fizemos as ações em uma parte mais pobre dos Estados Unidos e isso ajudou a acabar com o estereótipo de que lá tudo é perfeito. Apesar de ser um país desenvolvido, lá também tem problemas como qualquer outro”.

Outro ponto positivo do programa, segundo o aluno, foi conhecer muitas pessoas e fazer amigos. “A troca de experiência e o contato com essas pessoas, que têm o mesmo objetivo que o seu, que é o de ajudar e impactar a sua comunidade de alguma forma, é incrível e transformador”.

Os alunos interessados em participar do programa poderão preencher o pré-cadastro online via Facebook: www.facebook.com/JovensEmbaixadores, ou pelo link: www.jovensembaixadores.org.br

Adilson Rosa | Seduc MT