IV Jornada científica do IFMT Juína debateu a produção de castanha do Brasil

Publicado por: Campus Juína / 15 de Julho de 2016 às 16:27

Durante os dias 05, 06, 07 e 08 de julho, aconteceu no IFMT Campus Juína a IV Jornada científica, que nessa edição teve como tema “Meio ambiente, desenvolvimento e sociedade”. dentre os diversos assuntos abordados entre palestras, minicursos e apresentação de trabalhos, a produção de castanha do Brasil na região noroeste de Mato Grosso e projetos de fomento a essa atividade tiveram destaque durante a programação dia do evento.

Quatro palestras mostraram o potencial da castanha do Brasil sob olhares diferentes, através de demonstração de experiências que deram certo, de que forma a produção associada ao cooperativismo e boas práticas podem trazer geração de renda para as comunidades, sobretudo indígenas e auxiliar na preservação do meio ambiente.

Os professores de química da UFMT, Dr. Evandro Luiz Dall'Oglio e o Ph.D. Paulo Teixeira de Sousa Jr proferiram uma palestra acerca do “desenvolvimento sustentável – Projeto ResEx Guariba-Roosevelt), o químico Alan C. Da Silva falou sobre “fungos e microtoxinas na castanha do Brasil”, o coordenador do projeto Pacto das Águas Juína que é patrocinado pela Petrobras, João Manoel de Souza Peres expôs o trabalho que o projeto desenvolve junto ás comunidade indígenas e povos tradicionais através da castanha e o líder indígena da etnia Rikbatsa Izidoro Reromuitsa apresentou a cultura do seu povo e falou sobre a importância da castanha na geração de renda para as comunidades indígenas.

A produção da castanha tem trazido desenvolvimento para a região, de acordo o professor Evandro Dall'Oglio “o projeto já é desenvolvido há 12 anos na Reserva extrativista Guariba-Roosevelt e com a chegada do projeto, conseguiram levar energia para a comunidade e tirar os extrativistas da prática do escambo (troca) e inseri-los no mercado, além de desenvolverem através da cooperativa uma série de produtos como o óleo da castanha, barra de cereal e linhas de pesquisa para a produção de cosméticos”.

O coordenador do Projeto Pacto das Águas, João Manoel Souza Peres destacou a importância do debate para a formação acadêmica dos alunos, segundo ele “é bom poder apresentar frutos do projeto num evento como a Jornada científica e mostrar para os alunos como é desenvolvido o trabalho com as comunidades indígenas com foco na geração de renda, tendo como carro chefe a castanha do Brasil.”