início do conteúdo

Campus Juína: Jornada científica do IFMT promove inclusão através da LIBRAS

Publicado por: Campus Juína / 21 de Junho de 2017 às 14:52

  A 5ª edição da jornada científica do IFMT campus Juína, realizada entre os dias 6 e 8 de junho, teve a questão da acessibilidade como um de seus pontos principais, promovendo a inclusão através da Língua brasileira de sinais (LIBRAS).

  Durante a realização do evento o interprete de Libras do campus Juína Fernando Luiz Almeida e a interprete Elaine Pinto Oliveira lotada no campus Bela Vista e cedida ao IFMT Juína para auxiliar na jornada científica, ficaram responsáveis pela tradução das palestras, minicursos e apresentações orais que ocorreram durante o evento.

  Além da tradução simultânea, outro ponto de destaque do evento foi uma apresentação oral feita pela aluna surda Camilla Pains, na oportunidade a estudante do 2° ano do curso técnico em meio ambiente falou sobre a aprendizagem da língua portuguesa para o surdo como L2 e compartilhou as suas experiências e desafios enquanto aluna do IFMT.

Em entrevista aos alunos do grêmio estudantil Camila revelou que “durante a apresentação ficou um pouco nervosa, com medo”, ao ser questionada sobre as dificuldades para formular o trabalho e também durante a apresentação a aluna destacou que “a maior dificuldade foi saber que as pessoas estavam a observando, pois sente muita vergonha”.

Durante a programação do evento também ocorreu um minicurso de Libras, ministrado pelo interprete Fernando Luiz e pela professora Mileide Torres.

Confira a entrevista com a estudante:

IFMT - Campus Juína/ Luiz Pereira da Costa Junior
 
 
início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Juína

Linha J, s/n - CEP: 78320-000

Setor: Assistente de Alunos whatsapp (065) 98161-2128

Setor: Secretaria de Registro Escolar whatsapp (065) 98161-2129 E-mail: secretaria.jna@ifmt.edu.br

Secretaria (66) 3524-0422 (66) 3524-0423

Juína/MT