No discurso de posse do novo reitor, Willian Silva de Paula em Brasília homenageou os povos tradicionais

Publicado por: Reitoria / 19 de Abril de 2017 às 16:57

O professor Me. Willian de Paula, tomou posse como Reitor do IFMT na tarde dessa quarta-feira (19/04), pelo ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, no edifício sede do Ministério da Educação (MEC), na sala de atos, 9º andar, em Brasília (DF).

Em seu discurso de posse, Willian de Paula falou que nesse momento histórico assume a origem mato-grossense e cuiabana, e pediu licença para usar o poema “Sobre Importâncias” do poeta cuiabano, Manoel de Barros, que destaca o seu sentimento por esta instituição e principalmente por esses sentimentos: “Que a importância de uma coisa, não se mede por fita métrica, nem com balanças ou barômetros, que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa, produz em nós”.

Ele destacou que esse encantamento que a Rede de Educação Profissional e Tecnológica tem feito em sua vida. O reitor destacou que encontra-se vinculado ao Instituto Federal de Mato Grosso, como profissional e afetivamente por 22 anos, onde “trabalho com prazer e alegria dando o meu melhor em tudo que faço, e no qual eu construí uma grande rede de amigos. Me sinto extremamente honrado pela distinção que recebi da comunidade IFMT e confirmada hoje pelo nosso ministro Mendonça Filho delegando-me a tarefa de conduzir essa instituição pelos próximos quatro anos”.

No seu discurso de posse, Willian de Paula falou que aos grandes desafios que conduzirá com competência e apoio e da equipe de trabalho que está assumindo com ele, como também os diretores de campi e o todos os servidores que compõe o IFMT. “Creio ser meu dever nessas primeiras palavras como Reitor, realçar a compreensão que o IFMT é uma obra de construção coletiva, cujo sucesso depende do trabalho, da dedicação e da competência de diversas gerações, e assim fazemos isso desde 1909”.

Ele homenageou em sua fala o trabalho do professor José Bispo Barbosa pela instituição. “Nesses oito anos, os resultados que a nossa instituição tem, nos mais diversos processos de avaliação que é submetida são sempre expressivas e frequentemente encabeça a relação das instituições com o melhor desempenho. Dessa forma, Bispo, faço lembrar o seu mandato a lisura, a transparência e o compromisso público. Foram notáveis os progressos na consolidação da expansão da rede profissional e tecnológica que você trabalhou na implantação dos 19 campi, dos centros de referências, e polos de universidade aberta. Mais de 23 mil alunos presenciais, 2.200 servidores, mais de 4 mil alunos pela Universidade Aberta e pelo Programa Rede e-Tec”.

Durante o seu discurso, o novo reitor do IFMT destacou ao ministro que o seu desafio é combinar a ampliação de novas vagas com a manutenção e melhoria da qualidade acadêmica, científica e tecnológica. “Os institutos devem avançar permanentemente, superar os seus feitos a cada tempo, estar empenhado na construção de uma identidade estadual e nacional, para os quais a educação, a ciência, a cultura e as artes são indispensáveis e permanentes”.

Willian de Paula também parabenizou os povos indígenas pelo seu dia, em especial aos povos Tapirapé, Xavantes, Karajás, Xiquitanos e Xinguanos, que sempre lhe acolheram e confiaram desafios para contribuir com o desenvolvimento de uma educação profissional, técnica, tecnológica, pública, gratuita e com qualidade. Ele citou também os povos quilombolas de  mata-cavalo e vila bela da santíssima trindade.

Ao finalizar, ele lembrou que foi feita uma formatura no mês de março com 32 alunos indígenas, da etnia tapirapé, do curso técnico em agroecologia em Confresa (MT). Willian de Paula disse que o curso foi ministrado dentro da aldeia, teve a parceria do MEC, da setec, da Funai, do Pronatec e da Prefeitura Municipal.

Acesse o vídeo com o discurso de posse no facebook do IFMT - www.facebook.com/IFMT.Oficial