O Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos do IFMT está aberto para apreciação de trabalhos de pesquisa com seres humanos

Publicado por: Reitoria / 12 de Maio de 2016 às 15:54

Credenciado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde em 29 de abril de 2016 (sendo cadastrado sob o nº 8055), o Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (CEP/IFMT) está ativo, atuante e aberto para apreciação de trabalhos de pesquisa da comunidade acadêmica em geral que envolvam seres humanos ou materiais deles advindos.

O CEP é um colegiado independente e tem caráter interdisciplinar, multidisciplinar, transdisciplinar, normativo, consultivo deliberativo e educativo. Ele é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está estabelecido nas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos-CIOMS) e Brasileiras (Resolução nº. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e complementares), diretrizes essas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

O CEP/IFMT teve seu regulamento aprovado pelo Conselho Superior do IFMT (CONSUP) em 07 de dezembro de 2015, através da Resolução CONSUP nº 104/2015, sendo seus membros nomeados pelo Reitor do IFMT através da Portaria Nº 260/2015 de 05 de fevereiro de 2016.

No dia 31 de março de 2016 ocorreu a primeira reunião ordinária do CEP/IFMT, sendo realizada nesta reunião a eleição para Coordenadora e Coordenadora Adjunta do CEP/IFMT sendo eleita a Doutora Marilu Lanzarin e a Mestre Silvana de Alencar Silva, respectivamente e tem como secretário o servidor Diego Matias Escobar.

Mais informações sobre as atividades do Comitê podem ser obtidas através do e-mail cep@ifmt.edu.br, contato telefônico (65) 3616-4183 (Diego Escobar) ou pelo endereço eletrônico https://propes.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/comite-de-etica-na-pesquisa-do-ifmt/.