Proen lança edital de apoio a projetos de ensino para o enfrentamento ao novo coronavírus

Publicado por: Reitoria / 12 de Maio de 2020 às 10:13

A Pró-Reitoria de Ensino lançou o edital nº 3/2020 - RTR-PROEN/RTR/IFMT que torna público o processo de seleção, classificação e fomento de ações que promovam as atividades ensino nos campi do IFMT por meio de projetos de ensino com iniciativa individual ou colaborativa, por campi e multicampi para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Novo Coronavírus (COVID-19).

Segundo o edital, os projetos internos são aqueles desenvolvidos de forma colaborativa ou não no campus de origem do coordenador. Já os projetos multicampi, são os desenvolvidos de forma colaborativa com participação de docentes de diversos campi.

Podem submeter projetos, os professores efetivos ativos do IFMT, em exercício das suas funções e que não tenham projetos de ensino aprovados pela Pró-Reitoria de Ensino.

Os projetos deverão propor soluções para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19), desenvolvendo atividades:

• Atividades interdisciplinares e/ou integradoras.
  • Aulas de Reforço. Cursos Preparatórios para competições acadêmicas (olimpíadas do conhecimento e competições acadêmicas ou tecnológicas).
  • Ação de assessoramento discente.
  • Práticas inovadoras de ensino.
  • Desenvolvimento de produtos tecnológicos voltados para a implementação do ensino.
  • Ações de arte, cultura e esporte mediadas por soluções tecnológicas e desenvolvidas remotamente.
  • Produção de mídias inclusivas. Adaptação de materiais para possibilitar a inclusão de estudantes com deficiência ou limitações.
  • Exposições virtuais, apresentações transmitidas por mídias.
  • Competições virtuais. Eventos de ensino virtuais.
  • Produção de materiais midiáticos educativos.
  • Promoção de atividades de acolhimento e acompanhamento de estudantes.
  • Criação de Canais de comunicação entre estudantes

Os Projetos de Ensino desenvolvidos exclusivamente pelo campus, deverão ter a submissão das propostas encaminhadas à Diretoria de Ensino ou Departamento de Ensino, exclusivamente em formulário do Google, por meio de link disponibilizado pela chefia/diretoria de ensino do campus. Propostas enviadas por outros meios não serão consideradas.

Os Projetos de Ensino desenvolvidos de forma colaborativa intercampi, deverão ter a submissão das propostas encaminhadas à Pró-Reitoria de Ensino, exclusivamente no formato eletrônico, em formulário do Google, disponível no endereço https://forms.gle/Kxj3w8L9Fj6n9ZK19. Propostas enviadas por outros meios não serão consideradas.

Todas as atividades propostas devem obedecer às recomendações do Comitê de Medidas Preventivas e Orientações sobre COVID-19 constantes em: https://ifmt.edu.br/conteudo/pagina/comite-demedidas-preventivas-e-orientacoes-sobre-covid19/

Serão contemplados com recursos orçamentários e financeiros dois projetos de ensino em cada Campus, totalizando 38 (trinta e oito) projetos aprovados. A metodologia de execução será:

• Cada Campus, por meio de comissão específica ou colegiado, classificará os projetos de ensino submetidos, sendo os dois primeiros contemplados com o recurso previsto neste edital;
  • O recurso será descentralizado ao campus para o devido repasse ao coordenador do projeto;
  • Será destinado como fomento ao projeto o valor de R$ 2.000,00 cada projeto aprovado pelo campus;
  • O total de recurso orçamentário e financeiro disponível para essa modalidade de projeto é de R$ 76.000,00;
  • Serão contemplados com recursos orçamentários e financeiros quatro projetos de ensino multicampi, sendo que:
  • A Pró-Reitoria de Ensino, por meio de comissão específica, classificará os projetos de ensino multicampi submetidos, sendo os quatro primeiros contemplados com o recurso previsto neste edital;
  • O recurso será descentralizado ao campus, de origem do Coordenador do projeto para o devido empenho e execução;
  • O total de recurso orçamentário e financeiro disponível para essa modalidade de projeto ensino é de R$ 16.000,00;

Fica facultado ao campus contemplar com recurso próprio demais projetos classificados em sua unidade. A taxa de bancada, para fins deste edital, deverá ser utilizada para itens de custeio e somente dentro do período de execução do projeto. Não serão permitidas despesas efetuadas fora do período da vigência do projeto.

Veja o cronograma do edital nº 03/2020

Submissão dos Projetos de Ensino - 11 a 15/05/2020
Avaliação dos projetos propostos - 18 a 20/05/2020
Resultado preliminar - 21/05/2020
Interposição de recurso - 22/05/2020
Análise dos recursos - 25/05/2020
Divulgação do Resultado final - 26/05/2020
Período para execução do Projeto-  01/06 a 01/11/2020
Descentralização do Recurso 01/06/2020
Prestação de Contas até 30/11/2020

Para mais informações e condições para submissão das propostas, acesse o edital em anexo.

Ascom/Reitoria/IFMT - Juliana Michaela