PROEN lança Instrução Normativa para Regime de Exercício Domiciliar (RED)

Publicado por: Reitoria / 27 de Abril de 2020 às 17:04

A Pró-reitoria de Ensino em conjunto com o Fórum de Ensino do IFMT, que reúne chefes de departamento e diretores de ensino das 19 unidades da instituição, divulgou a Instrução Normativa - IN 03/2020, que trata do Regime de Exercício Domiciliar (RED).

O Regime de Exercício Domiciliar são as atividades acadêmicas desenvolvidas pelo estudante em domicílio, em consequência da sua impossibilidade de frequentar às aulas e participar das demais atividades regulares previstas para o curso. Tem como objetivo assegurar condições especiais de acompanhamento e avaliação nas atividades pedagógicas ao estudante em situações como a atual pandemia da Covid-19. O RED pode ser executado mediado por tecnologias ou por meio de materiais tradicionais, digitais ou impressos.

O pró-reitor Carlos Câmara destaca que as unidades do IFMT devem fazer uma avaliação do documento, quanto à sua pertinência e aplicabilidade na unidade, considerando que o documento orienta padrões que não poderão ser facultados, "como por exemplo, o atendimento a 100% de uma turma ou disciplina, e adaptação a alunos com deficiência ou limitações, bem como o acompanhamento pedagógico em todas as suas etapas".

O RED pode ser utilizado para minimizar o distanciamento da escola com o estudante durante o período de suspensão de calendário escolar e de isolamento social, possibilitando às unidades de ensino planejar atividades que o docente pode desenvolver, considerando as condições do campus e dos estudantes. Nesse sentido, o IFMT também publicou a Resolução 019/2020 que trata do aproveitamento das atividades de ensino executadas tendo como referência o RED para o retorno do calendário.

Os campi - Segundo a PROEN, diversas unidades do IFMT já estão fazendo os estudos preliminares para utilização da ferramenta, tendo como princípio o diálogo com a comunidade, docentes, técnicos e estudantes, como fez o Campus Primavera do Leste, que optou por realizar atividades seguindo o padrão do RED, na expectativa de manter o vínculo entre docentes e estudantes e desenvolver atividades de ensino que possam contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

Acesse, abaixo, a íntegra da Instrução Normativa 003, de 22.04.2020.