PROEN realizou nos dias 24 e 25 de novembro o Fórum de Ensino do IFMT

Publicado por: Reitoria / 28 de Novembro de 2016 às 17:29

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Mato Grosso realizou nos dias 24 e 25 de novembro, o Fórum de Ensino do IFMT, no auditório do Campus Bela Vista e contou com a presença dos servidores da PROEN e dos campi, dentre eles, dos diretores de ensino, das equipes pedagógicas e do registro acadêmico. O Fórum de Ensino do IFMT discutiu quatro pontos cruciais e seus desdobramentos, são eles: abertura e extinção de cursos, Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), matrizes curriculares e encargos docentes.

A equipe da PROEN realizou visitas no ano de 2016 nos campi e coletou informações que permeiam as atividades do Ensino, além da participação nos debates ocorridos em diversos fóruns (Consup, Codir, Reuniões, entre outros). Como resultado decidiu-se pontuar nesse Fórum de Ensino os quatro pontos cruciais citados anteriormente, que teve como centro o diálogo para ter uma linha comum de trabalho e atingir o objetivo que é a melhoria da qualidade do ensino e o atendimento ao educando do IFMT.

A Pró-Reitora de Ensino, Marilane Costa, destacou em sua fala que os servidores precisam ter conhecimento no que se baseia a sua atuação, sendo necessário o atendimento no que se refere à lei nº 11.892/2008, ter conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMT, do Plano Pedagógico Institucional, da Organização Didática, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e do Plano Nacional da Educação (PNE).

A partir desses documentos, segundo Marilane Costa, foi analisada a conjuntura política vivida pela educação no Brasil e quais as suas implicações para o Instituto Federal, como a Escola Sem Partido, a Reforma do Ensino Médio e a PEC 241/ 55, entre outros. “Com esse cenário analisamos quais são os nossos desafios, dificuldades, entraves e perspectivas de atuação na Rede Federal”, disse a Pró-Reitora de Ensino, Marilane Costa.

No período da tarde, os servidores participaram da Roda de Conversa I com o tema “Nossas Práticas” que são as rotinas de trabalho no dia a dia dos servidores que atuam no ensino. Nessa dinâmica foram criados grupos com representantes de cada segmento de diferentes Campi para analisar os temas propostos, elencar os problemas e alternativas. Na sexta-feira (25/11), ocorreu pela manhã, a Roda de Conversa II com o tema “Nossa Voz” com a socialização dos trabalhos realizados nos grupos e no período da tarde, a Roda de Conversa III com o tema “Nossa Força” no qual ocorreu a plenária final e o planejamento das atividades.