IFMT lança edital de apoio a 119 projetos de extensão

Publicado por: Reitoria / 18 de Abril de 2018 às 15:34

O IFMT por meio da Pró-reitoria de Extensão lançou no dia 17, o edital de Extensão nº 31/2018, para apresentação e seleção interna de 119 projetos de extensão, a serem desenvolvidos por docentes, servidores técnico-administrativos e alunos do instituto. Desse total, 93 projetos serão custeados pela Proex, 12 pelo campus Campo Novo dos Parecis, 05 pelo campus Cáceres, 04 pelo campus Sorriso, 03 pelo campus Primavera do leste e 02 pelo campus Avançado de Sinop.

O período de submissão será de 23 de abril a 15 de maio e o resultado final será conhecido no dia 5 de junho. “Alguns campi preferiram aderir ao edital da Proex visando otimizar recursos humanos e tempo de modo que não seja necessário realizar uma nova seleção interna,” afirmou o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques.

Entre os objetivos do edital estão: promover o envolvimento e a cooperação de servidores e estudantes em atividades de extensão, consolidando a integração entre os campi e a sociedade; oportunizar maior democratização do saber, fortalecendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão para atender às demandas sociais; além de favorecer a formação profissional e cidadã dos estudantes; fomentar atividades didático-comunitárias articuladas com o Ensino e a Pesquisa, oportunizando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos com aporte de recursos institucionais.

Busca-se, ainda, contribuir para o fortalecimento da imagem institucional e divulgação dos cursos ofertados pelo IFMT e cooperar para a inclusão, o acesso e o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, em condições de igualdade à pessoa com deficiência.

Para isso, será contemplado um projeto por campus em cada uma das linhas temáticas: “Conhecendo o IFMT”, de divulgação do instituto na sociedade; e “Atendimento a pessoa com deficiência”, visando o estudo e promoção da emancipação e inclusão de pessoas com deficiências, incapacidades físicas, sensoriais e mentais, síndromes, doenças crônicas, altas habilidades, dentre outras.

“Estas duas novas linhas foram definidas durante os Fóruns de Extensão, no início de março”, completou o pró-reitor. Os demais projetos concorrerão na ampla concorrência. A Reitoria possui áreas temáticas livres.

Os projetos serão selecionados no período de 21 a 28 de maio e executados no prazo de 06 meses (entre 18 de junho e 18 de dezembro), podendo ser renovados por igual período, de acordo com o interesse, disponibilidade orçamentária e/ou justificativa técnica do campus.

Submissão de projetos - Podem submeter projetos os servidores efetivos ativos e inativos. Os estudantes bolsistas a serem selecionados deverão estar matriculados em cursos técnicos ou em cursos superiores de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) ou em cursos de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) dos Campi do IFMT. A seleção será entre os projetos do próprio campus, em que serão aprovados e classificados aqueles de melhor nota da sua área temática.

As submissões dos projetos deverão ser obrigatoriamente realizadas via SUAP no módulo de extensão. As propostas deverão ser elaboradas e enviadas pelos Proponentes Coordenadores dos projetos, no módulo extensão>projetos>submeter projetos, do Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP, disponível no site https://suap.ifmt.edu.br. O estudante bolsista deverá ser selecionado e inscrito pelo coordenador do projeto no momento da submissão da proposta.

Os interessados em submeter projeto, encontram instruções no seguinte link:

Cada projeto de extensão selecionado terá direito a uma bolsa mensal, no valor de R$ 250,00 para o estudante de nível médio ou R$ 400,00 para discente de nível superior, além da taxa de bancada de até R$ 1.500,00, depositada em conta corrente do coordenador. “A taxa de bancada poderá ser usada tanto para custeio quanto para capital”, detalhou Taques.

A bolsa ao estudante será disponibilizada mensalmente, por até 6 meses ou até o término da atividade, em caso de prorrogação pela Diretoria/Coordenação de Extensão do campus.

Serão consideradas atividades de extensão os projetos que tenham vínculo direto com a comunidade externa, desenvolvidos nas seguintes áreas temáticas: Comunicação; Arte e cultura; Direitos Humanos, Justiça e Cidadania; Educação; Sustentabilidade ambiental; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; e Desporto.

O prazo máximo para o envio do relatório final no SUAP - módulo extensão será 18 de fevereiro de 2019.

Marcadores: ifmt_1 proex_2

Arquivos relacionados