Proex lança Guia de Empreendedorismo para estudantes

Publicado por: Reitoria / 31 de Janeiro de 2019 às 15:00

A Pró-reitoria de Extensão do IFMT lançou, nesta quinta-feira (31), o Guia Empreender revisado, uma publicação pensada especialmente para auxiliar os estudantes a montarem o seu próprio negócio.

Na apresentação, a equipe Proex/Ativa Incubadora de Empresas destaca que preparou o material acreditando que o empreendedorismo é um processo educacional que quebra paradigmas e transforma as pessoas em sujeitos capazes de construir os próprios desígnios em seus ambientes funcionais e edificando o seu empreendimento, gerando emprego, renda e desenvolvimento.

Os conteúdos da cartilha estão organizados em cinco capítulos e 62 páginas, abordando, inicialmente, o conceito de empreendedorismo; o que é necessário para um empreendimento ter sucesso; as fases e tipos de empreendimento; os tipos de empreendedorismo e o perfil empreendedor.

O guia segue trazendo orientações sobre como se tornar um microempreendedor individual e abrir um empreendimento, seja uma micro-empresa, uma empresa de pequeno porte, uma franquia empresarial associação cooperativa ou um empreendimento econômico solidário.

Nos capítulos finais as dicas são referentes aos meios para conseguir apoio financeiro e financiamento, seja para quem ainda não abriu o negócio ou já é empreendedor; além da atuação do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e da Agência de Inovação Tecnológica do IFMT; glossário e referências bibliográficas para aqueles que desejarem aprofundar os conhecimentos relativos ao tema.