Projeto de capoeira no ambiente escolar fomenta estudo de africanidade no IFMT Juína

Publicado por: Campus Juína / 23 de Dezembro de 2019 às 17:22

O Campus Juína do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) está desenvolvendo desde o mês de outubro o projeto de esino “capoeira, a africanidade no ambiente escolar:entre a arte e o esporte”. As atividades foram realizadas nas noites de segunda, quarta, sexta-feira e sábados na quadra coberta do campus, das 19 às 21 horas.

Foram ofertadas 50 vagas para o projeto que teve duração de 3 meses, tendo sido encerrado esta semana. Inicialmente a atividade foi voltada para estudantes internos do campus e contou com palestras sobre a trajetória social da capoeira no Brasil, depois iniciação à musicalidade e em seguida aconteceram aulas iniciais de capoeira propriamente dita.

A iniciativa buscou promover a capoeira enquanto ferramenta pedagógica nas disciplinas de Educação Física e História no IFMT Campus Juína. A capoeira representa hoje um patrimônio cultural imaterial da humanidade, conforme reconhecido pela UNESCO em 2014, tal reconhecimento e resultado da trajetória dessa arte genuinamente brasileira enquanto instrumento deresistência da cultura afro-brasileira frente aos quase 400 anos da escravidão no Brasil.

De acordo com um dos responsáveis pelo projeto, professor Aluísio Gonçalves de Farias, as duas partes do projeto, teórica e prática, “tem o Contribuir com o desenvolvimento físico e neoromuscular dos alunos internos, bem como valorizar a identidade e a história africana para a formação da cultura brasileira”.

A equipe responsável pela execução do projeto é composta pelos seguintes professores e colaboradores: Aluísio Gonçalves de Farias, Rosana Rox, Job André Luz Silva, Edney Antônio de Assis.