Projeto desenvolvido pelo IFMT estuda viabilidade de integração com Girassol, forrageiras e pastagem na região de Juína

Publicado por: Campus Juína / 23 de Abril de 2019 às 17:15

O GPCA - Grupo de Pesquisa Sistemas de Produção Agrícola na Região do Ecótono Cerrado-Amazônia está conduzindo no IFMT campus Juína um experimento que busca estudar o consórcio entre girassol e espécies forrageiras. No total, foram estabelecidos tratamentos envolvendo o cultivo do girassol solteiro e consórcio do girassol com forrageiras.

A Integração Lavoura Pecuária (ILP) consiste em sistemas produtivos integrados e diversificados de grãos, fibras, carne e leite implantados numa mesma área em consórcio, sucessão ou rotação. Essa tecnologia possibilita ao agricultor alcançar rendimentos satisfatórios de grãos, concomitantemente à recuperação ou renovação da pastagem, de forma mais rápida e econômica.

A ILP busca otimizar o uso da propriedade rural melhorando as condições sociais no meio e reduzindo os impactos ao meio ambiente, por minimizar e otimizar o uso de produtos químicos promovendo a quebra do ciclo de vida de insetos-praga, patógenos e plantas daninhas, aumento na eficiência na utilização de máquinas, equipamentos e mão-de obra, geração de emprego e renda, melhoria nas características físicas, químicas e biológicas do solo e melhor utilização dos corretivos e fertilizantes.

Conforme o professor Fabrício Andrade "embora muitos trabalhos tenham sido realizados envolvendo, principalmente, o consórcio de milho com forrageiras, existem poucas informações no que se refere à inserção no sistema de culturas alternativas como o girassol. O girassol é uma excelente alternativa para segunda safra, tendo como atrativo valor de mercado mais alto, quando comparado com o do óleo de soja para alimentação humana".

O professor destaca ainda que com a chegada de novas cultivares de braquiária e panicum, há necessidade de mais informações em condições de consórcio com o girassol. Novas cultivares são importantes alternativas para diversificação de áreas hoje plantadas unicamente com Brachiaria brizantha cv. Marandu.

O estudo está em fase inicial. As plantas de girassol estão florescendo nesse período, não tendo resultados conclusivos acerca da viabilidade do consórcio na região de Juína. “Já vimos que algumas espécies forrageiras podem ser de difícil utilização no consórcio por conta de a dose reduzida do herbicida fluazifope-p-butil não ter promovido a supressão do seu crescimento, competindo diretamente com o girassol” observa o professor.

O experimento é fruto de uma cooperação entre o IFMT campus Juína e a Sementes Safra Sul. Conta também com a participação dos alunos dos cursos técnico em Agropecuária e superior em Biologia e Matemática.