Projeto GeoDigital da Embrapa realizará oficina de trabalho de Campo com IFMT Campus Juína

Publicado por: Campus Juína / 5 de Abril de 2019 às 16:45

A embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com o IFMT Campus Juína realizará entre os dias 09 a 11 de abril em Juína a Oficina de Trabalho de Campo: Projeto Inclusão Geodigital e Gestão Territorial Sustentável -IGGTS.

A atividade será coordenada pelo pesquisador João Alfredo de Carvalho Mangabeira que é líder do projeto e visa desenvolver soluções tecnológicas de gestão territorial capazes de gerar índices de sustentabilidade para famílias, agricultores, lideranças e agentes multiplicadores do Bioma Amazônia, por meio de capacitação geodigital.

Para o dia 9, a programação prevê um encontro com pesquisadores, extensionistas de várias instituições do estado, além de professores do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). O intuito é levantar informações sobre a gestão e práticas agropecuárias regionais, de base agroflorestal e familiar da região do Bioma Amazônia. Todas as informações captadas ajudarão a elaborar os indicadores de sustentabilidade (ambientais, econômicos, social e de governança) da região.

Nos dias 10 e 11 de abril serão visitadas escolas de nível médio, cooperativas e empresas de concessão de crédito. O objetivo é apresentar o projeto ao público-alvo (filhos de agricultores que cursam o Ensino Médio) e a potenciais parceiros. Nessa oportunidade, os jovens responderão a questionários para revelar o seu grau de familiaridade com sistemas e demais recursos digitais. Esse conhecimento será útil para a fase final do projeto. Nessa etapa, os jovens utilizarão um aplicativo – que será criado pela Embrapa - para realizar o pré-diagnóstico das atividades desenvolvidas nas propriedades rurais regionais. O aplicativo já trará os índices de sustentabilidade da região, dentro outras informações.

A visita a cooperativas e a empresas de crédito visam ao uso do aplicativo após a conclusão do trabalho. “Sempre convidamos parceiros que possam ter interesse a incentivar o jovem a utilizar essa ferramenta”, diz João Alfredo Mangabeira, pesquisador da Embrapa Territorial e líder do projeto.

Também estão previstas visitas a indústrias de palmito e de beneficiamento de castanha-do-pará - culturas perenes do bioma amazônico. Mangabeira considera essencial essa fase de diálogo com os atores locais. “A expectativa é elaborar indicadores de forma participativa e inovadora de maneira a refletir a realidade local no nível de entendimento do público-alvo: os jovens rurais”.

A iniciativa partiu do professor do IFMT Campus Juína, Dr. em agricultura tropical Luiz Maekawa, o evento contará com uma extensa programação que envolve professores, técnicos da EMAPER, secretaria municipal de agricultura, estudantes e representantes da cooperativa COOPROPAM e Sicredi.

programação:

 Oficina no IFMT (Campus Juína) com professores e técnicos do IFMT, técnicos da Empaer, Secretaria da Agricultura,
professores da Escola Estadual de 2º Grau Francisco Lisboa, Sicredi e técnicos de Juruena.

Visita aos alunos de 2º Grau da Escola Estadual Francisco Lisboa

Visita aos alunos do 3º ano de Técnico em Agropecuária e Meio Ambiente do IFMT (Campus Juína)

Visita aos alunos do curso superior em Administração.

Visita Coopropam, SICREDI Univales, Escola Estadual Francisco Lisboa