Projeto 'Natal no IF' marca encerramento das aulas e presenteia mais de 100 crianças de 3 instituições

Publicado por: Campus Juína / 11 de Dezembro de 2019 às 17:24

Já em clima de natal e marcando o encerramento das aulas neste final de ano, servidores e alunos do IFMT campus Juína realizaram a entrega dos brinquedos da campanha “natal solidário” para as crianças do CEI (centro de educação infantil) são Cristovão, Escola Estadual Marechal Rondon, escola municipal rural Ponce de Arruda, além de filhos de servidores terceirizados.

A ação já é realizada há 4 anos consecutivos e nessa edição ampliou seu alcance para outras instituições, nos anos anteriores o projeto era realizado somente com os CEIs (centro de educação infantil), outro diferencial foi que ao invés de os servidores se deslocarem até a unidade educacional para fazer a entrega dos presentes, as crianças vieram até o campus Juína.

A campanha “natal solidário no IF” tem como objetivo levar mais alegria para o natal de crianças das instituições de ensino escolhidas, na primeira edição do projeto em 2016 a instituição escolhida foi o CEI Dom Franco, do centro da cidade), em 2017 foi contemplado o CEI Luiz Felipe do Módulo 6, no ano passado a unidade escolhida foi o CEI São Cristóvão do setor industrial e neste anos foi ampliado para outras instituições.

A captação e recolhimento dos brinquedos foi feita através dos estudantes do Campus Juína, contando também com a participação e doação por parte de alguns servidores através que também auxiliaram na organização e distribuição dos brinquedos. Foram entregues mais de 100 brinquedos.

Os presentes foram entregues as crianças pelo papai noel e uma ajudante totalmente caracterizados, o evento contou também com o planetário do campus (estrutura inflável,com projetor especial que transmite vídeos educativos sobre planetas e sistema solar, além de aplicativos que permitem a transmissão do céu em tempo real na data desejada ), pipoca, lanche para as crianças e também pintura do rosto feita por alunos e servidores.

De acordo com um dos organizadores da ação, professor Pedro Ribeiro Rocha, a intenção de mudar a lógica do evento foi a de proporcionar as crianças a experiência de conhecer um ambiente diferente, no caso a estrutura do Campus Juina, além de proporcionar a interação com crianças de outras unidades de ensino.

Uma das professoras que acompanhou duas turmas de alunos destacou a importância do evento para as crianças, segundo ela “a simbologia do natal é muito importante para as crianças, cada detalhe é uma surpresa para eles, desde os mais pequenos até os maiores, eles ficaram encatados com o planetário e gostaram dos presentes, muitos são de família humilde e talvez não receberiam um presentinho de natal” finalizou.