IFMT fica entre as primeiras IES contempladas nos Editais da Capes para fomento à formação de professores

Publicado por: Reitoria / 29 de Abril de 2020 às 18:00

No edital do RP o IFMT conquistou o 8º lugar entre os 270 institutos concorrentes.                                                     E no edital do PIBID, alcançou a 21ª posição entre as 294 instituições inscritas.

O Instituto Federal de Mato Grosso por meio da Diretoria de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino participou de dois editais de fomento à inserção do estudante de licenciatura no ambiente escolar publicados pela CAPES: um direcionado à Residência Pedagógica - RP e o segundo ao Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - PIBID. Os resultados foram publicados nesta quarta-feira (29) e, nos dois editais, o IFMT ficou entre as primeiras IES contempladas em todo o país.

O projeto institucional do IFMT para o edital referente ao RP, foi avaliado com 1.373,86 pontos, atingindo a 8ª colocação entre as 270 instituições de ensino superior de todo o Brasil participantes. Destas estão sendo selecionadas 250.

Já para o edital que seleciona instituições de ensino superior para ofertar o PIBID aos seus estudantes de licenciaturas, o projeto do IFMT alcançou 1.326,70 pontos, ficando em 21ª colocação na classificação geral. Participam 294 instituições de todo o país, sendo selecionadas 250. A seleção para os dois editais está sendo feita com base em critérios específicos, podendo cada instituição somar no máximo 1.500 pontos.

Para o reitor do IFMT, Willian de Paula, essa é a institucionalização de uma política de formação de professores na Rede EPCT, da qual a instituição é pioneira.

"Um dos grandes desafios da educação brasileira é fomentar a formação de professores e temos trabalhado fortemente para superar esses desafios, seja por meio de programas instititucionais como o PIBID, idealizado e executado pelo IFMT, sendo o primeiro e único do país, seja pelos projetos de fomento da Capes. Ter o IFMT entre as grandes instituições de formação de professores é um orgulho, pois essa é uma política institucional que representa nosso empenho em prol da educação do Mato Grosso e do Brasil", destacou o reitor.

Os projetos institucionais do IFMT foram elaborados em um trabalho conjunto entre a Pró Reitoria de Ensino, as coordenadoras institucionais, professoras Adriane Barth (RP), Isabela Codolo Lucena (PIBID) e docentes representantes de todos os cursos de licenciatura da instituição.

"Essa classificação é consequência de um trabalho conjunto entre a PROEN, por meio das coordenadoras institucionais, e a CAPES. E também por termos sido a primeira instituição pública a criar um Programa de Incentivo à Docência e pelo trabalho da responsável pelos nossos programas de formação de professores, a pedagoga Luciana Klamt", avaliou o pró-reitor de Ensino, Carlos Câmara.

O Relatório de Avaliação, elaborado pela comissão da CAPES, do Projeto Institucional do Residência Pedagógica, apontou a relevância de que "a presente proposta traz no bojo de sua elaboração o comprometimento em oportunizar aos licenciandos a vivência das situações do cotidiano escolar e da prática docente buscando fomentar suas habilidades de articulação entre teoria e prática proporcionando assim a autonomia do fazer docente".

Já o Relatório de Avaliação referente ao Projeto Institucional do IFMT para o PIBID destaca que  "o projeto é de grande importância, pois estará atuante em mais de 100 escolas públicas de educação básica, assumindo corresponsabilidade no processo formativo dos Iniciantes à Docência (ID) colocando-os como protagonistas desse processo e, considerando as escolas como o espaço real para que o licenciando possa desenvolver satisfatoriamente, seus conhecimentos prático-profissionais, a partir das experiêcias desenvolvidas nas referidas escolas ao longo do seu processo formativo [...] destacando a intencionalidade de decisões coletivas em todas as situações e experiências vivenciadas por todos os segmentos envolvidos no projeto institucional e nos subprojetos.”

Parceria - Além disso, o IFMT participa de outras ações que elaboram políticas de formação de professores, como a Comissão Interinstitucional de Formação de Professores, liderada pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso CEE-MT, que visa elaborar a política de formação de professores da educação básica do estado de Mato Grosso. Em reunião virtual na manhã desta quarta-feira (29), a pauta foi a discussão do Parecer do Conselho Nacional de Educação CNE, aprovado em 28 de abril de 2020, que traz diretrizes para reorganização dos calendários escolares, bem como para a realização das atividades pedagógicas não presenciais pós retorno da paralisação provocada pela Covid-19.

“Assim o IFMT se faz presente nas mais diversas frentes de discussão e elaboração de políticas de educação na oferta de formação de professores”, ressaltou Câmara.

Marcadores: ifmt_1