Reitor discute contingenciamento de recursos em reunião com servidores de Juína

Publicado por: Campus Juína / 14 de Maio de 2019 às 16:30

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Wiliam Silva de Paula se reuniu na tarde desta terça-feira (14), com os servidores do Campus Juína. Entre os pontos discutidos estão o contigenciamento de gastos por parte do ministério da educação, qualidade de vida dos servidores, alunos, capacitação e questões administrativas.

O reitor expôs aos professores e técnicos administrativos a situação financeira da instituição e as implicações que poderão ser geradas a partir do bloqueio de recursos da verba de custeio da instituição.

Na ocasião Wiliam relatou a extensa agenda que cumpriu em Brasília após o anúncio dos cortes por parte do Ministério da Educação. Entre os compromissos na capital federal ele participou da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e de um encontro com a frente parlamentar em defesa dos institutos federais.

Outro compromisso, no Congresso Nacional, foi a reunião com parte da bancada federal de Mato Grosso. Todos os encontros tiveram como foco a discussão sobre o contingenciamento de recursos que atingirá as instituições federais de ensino.

Após expôr a sua preocupação com a situação, o reitor destacou a importância da união da rede federal contra os cortes e a defesa incessante da educação pública. No caso do Campus Juína o congelamento de recursos chegará ao valor de R$ 997 mil, atingindo o custeio, manutenção e despesas como investimento, serviços terceirizados e capacitação de servidores.

Em seguida Wiliam ouviu as demandas dos servidores locais, a exemplo da perícia médica, atualmente realizada apenas na capital, além de questões relacionadas ao edital de afastamento para capacitação. Ele esclareceu que já está tomando as medidas necessárias para minimizar as distorções e irá buscar alternativas junto com as comissões competentes, sempre dentro da legalidade.