Diretores-Gerais e servidores da reitoria participaram de palestra sobre Plataforma iTec, Lei do Bem e Inovar-Auto, todas do MCTI

Publicado por: Reitoria / 21 de Dezembro de 2015 às 10:15

Os Diretores-Gerais e servidores da reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso puderam conhecer na última terça-feira, dia 15 de dezembro, durante reunião do Colégio de Dirigentes (CODIR) algumas ações do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que incentivam a inovação tecnológica. A primeira palestra foi proferida pela coordenadora de gestão tecnológica do MCTI, Eliana Cardoso Emediato de Azambuja sobre Plataforma iTec, que visa o desenvolvimento da inovação aberta com transferência de tecnologia entre as instituições de pesquisa e os setores empresariais, com a geração de novos negócios. As palestras estão disponíveis no canal do IFMT no YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=PpHXmvlklGY

“A plataforma iTec seria uma rodada de negócios online. Ela promove o desenvolvimento de negócios e produtos, estimulando a inovação tecnológica no Brasil, através de parcerias e negócios entre os diversos atores do sistema nacional de inovação”, disse na apresentação Eliana Azambuja. Ela ressaltou ainda que a plataforma é aberta, de fácil uso e gratuita, com o intuito de fomentar negócios e tecnologias.

Os usuários da plataforma são empresas, pequenas, médias e grandes, empresa incubadas, startups, parques tecnológicos, instituições científicas e tecnológicas (ICTs), entidades como universidades e institutos de pesquisa públicos e privados. Para saber sobre a Plataforma iTec, acesse: https://www.plataformaitec.com.br/index.php

A segunda palestra do MCTI, foi proferida pelo coordenador de incentivos fiscais, Aristeu Gomes Tininis, que apresentou alguns dos incentivos fiscais disponiblizados pelo ministério como o Programa Inovar-Auto e a Lei do Bem.

O Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) foi criado em 2012, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a segurança, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade dos veículos e das autopeças. Os incentivos fiscais do Inovar-Auto serão aplicados até 31 de dezembro de 2017.

O palestrante Aristeu Tininis ressaltou que esse programa pode ser utilizado para professores pesquisadores de cursos como o de Biocombustíveis, no qual podem ser feitos projetos de pesquisa na área. Outro destaque foi a Lei 11.196/05, conhecida por “Lei do Bem”, que criou a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica. O palestrante disse que a Lei do Bem é uma forma de captar recursos com as empresas para o desenvolvimento de pesquisas dentro das Instituições de ensino.

Ele destacou que a Lei foi suspensa para 2016, mas ainda mantém o benefício para ano base 2015. A Medida Provisória nº 694/2015, que suspende, para o ano calendário de 2016, o uso do benefício da exclusão adicional dos dispêndios com inovação tecnológica na base do IRPJ e CSLL, previsto na Lei do Bem. A Medida Provisória ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional e convertida em lei em até 120 dias.

O Reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, destacou a importância do IFMT se aproximar do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, principalmente por conta da Lei do Bem que proporciona recursos finaceiros  para projetos de pesquisa científica e tecnológica e de inovação para IES que fazem pesquisas junto com empresas. Sobre a palestra da Plataforma iTec, o reitor enfatizou que a plataforma também é uma oportunidade de trabalhar com as empresas na área de pesquisa e inovação.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Gláucia de Mara Barros, destacou que as palestras são projetos da PRODIN que estão sendo implementados, para que todo o mês, os servidores tenham palestras de atualização na área de educação. A primeira rodada de palestra foi na área da pesquisa, a próxima será na área de ensino com o tema ‘aluno equivalente’ “Hoje a Lei do Bem deu um salto na pesquisa e inovação do País com projetos patenteados e tem a necessidade de continuar o incentivo com a pesquisa“, falou a Pró-Reitora.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (NIT/PROPES), Valquiria Martinho, destacou que as palestras foram uma parceria com a PRODIN com o objetivo de informar os diretores-gerais e servidores da reitoria, sobre o cenário da inovação nacional e internacional. “Essas são as leis que permeiam o setor e as possibilidades de parcerias entre a instituição e as empresas com projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, pontuou Valquíria Martinho.

Assista o vídeo das palestras do MCTI - https://www.youtube.com/watch?v=PpHXmvlklGY https://www.youtube.com/watch?v=PpHXmvlklGY