Unidade de extensão do IFMT em Colniza é tratada em reunião do Reitor com o prefeito

Publicado por: Reitoria / 15 de Julho de 2016 às 10:17

O Reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, se reuniu nessa sexta-feira, dia 15 de julho, com o prefeito de Colniza, Esvandir Mendes, para tratar de uma unidade de extensão (Centro de Referência) do Campus Juína no município de Colniza.

Esvandir Mendes informou que a visita ao Reitor foi para formalizar a doação de um terreno de 30 hectares numa área rural para construção da unidade. A distância do terreno para o município é de dois quilômetros, o que segundo o prefeito, facilitará aos estudantes irem à unidade tanto a pé como de bicicleta.

O prefeito, Esvandir Mendes falou que o município possui 40 mil habitantes e tem potencial para crescer. A economia do município é baseada na agricultura, pecuária, comércio, indústria, minério e áreas de preservação permanentes, sendo algumas dessas áreas destinadas ao extrativismo e ao turismo, conforme informações do site da Prefeitura Municipal de Colniza.

O Reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, falou que a previsão inicial é que sejam ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária, já que a região é carente em cursos nessa área, e num segundo momento, lançar um curso superior.

José Bispo Barbosa ressaltou que esteve presente duas vezes no município conhecendo a região e que o IFMT possui todo o apoio na instalação da unidade, como do prefeito, dos vereadores, da comunidade civil organizada e dos parlamentares. “Estamos prevendo marcar uma audiência pública com a população local que será coordenada pela equipe do Campus Juína para tratar sobre quais serão os cursos ofertados na unidade”, disse o Reitor.

O prefeito contou que o município possui 50 alunos internos no Campus Juína e mais 100 jovens que querem estudar no IFMT, mas as famílias não tem como mantê-los estudando em outra cidade. A distância do município até a cidade de Juína é de 330 km, mas como é em estrada de chão, a viagem demora de 12 a 13 horas. “A presença do IFMT em Colniza é tudo de bom, pois precisamos oferecer um curso superior aos novos jovens”, finalizou o prefeito.

Ascom/Reitoria/IFMT -
Jornalista/Juliana Michaela