CPA - Comissão Própria de Avaliação

O que é a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma estrutura interna de uma Instituição de Ensino Superior (IES) que foi criada por força da Lei Federal nº 10.861 de 14 de abril de 2004 e tem a responsabilidade de conduzir os seus processos avaliativos internos, a chamada autoavaliação institucional. Essa mesma lei instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

No âmbito do IFMT
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), provisoriamente instituída pela Portaria 1.210, de 22 de julho 2013, tem como função regulamentar a atuação da CPA no âmbito do IFMT, bem como elaborar e sistematizar o processo de autoavaliação institucional. Compete à ela, entre outras ações, elaborar as eleições para escolha dos membros que irão compor permanentemente a Comissão.

O que faz a CPA?
Por meio da CPA, a instituição realiza o planejamento, elaboração e aplicação de todo o processo de autoavaliação institucional. Os resultados da autoavaliação geram informações importantes sobre a instituição, que serão publicadas em relatórios disponibilizados no site do campus. É por meio desses relatórios que o Campus irá “se ver” e “se reconhecer”, oferecendo à equipe gestora a oportunidade de valorizar ações que estão dando certo e melhorar ações que precisam ser adequadas.

○ Relatorio de Autoavaliação Institucional do IFMT - 2022

○ Relatorio de Autoavaliação Institucional do IFMT - 2021