A Comissão Eleitoral Central comunica que, em função de instabilidade no sistema de votação para escolha de reitor e diretores(as)-gerais de campi e campi avançados, foi anulada a votação ocorrida hoje, quarta-feira (23) e uma nova data será comunicada.
Em parecer enviado à Comissão Eleitoral Central, a DSTI informa que a votação teve início normalmente às 8h (horário local), com registro de votos dos eleitores e que às 8h10min recebeu reclamações de que alguns eleitores não estavam conseguindo acessar o site https://eleicoes.ifmt.edu.br.
O parecer técnico da DSTI esclarece que a instabilidade no sistema foi devido a um grande número de tentativas de acesso simultâneas, o que causou uma sobrecarga no servidor, exigindo um aumento nos recursos de hardware (memória e processador) do servidor de aplicação para atender à demanda de requisições.
A medida tomada pela Diretoria para realizar o aumento dos recursos disponibilizados foi o reinício do servidor às 8h28min. A ação dos técnicos da DSTI após a restauração dos serviços, mostrou que o número de tentativas de acesso continuava elevado.
Conforme o parecer técnico em anexo, o sistema apresentou comportamento inconsistente devido ao travamento e ao reinício abrupto do servidor. O parecer esclarece também que, uma vez iniciado o processo de votação, o sistema eleitoral não permite ações corretivas ou de reconfiguração, o que impediu qualquer intervenção técnica para corrigir o comportamento inconsistente observado.
Outro esclarecimento trazido pelo documento da DSTI destaca que esse mesmo sistema foi utilizado nas eleições de 2020 e em outras eleições realizadas pelo IFMT em comissões eletivas, demonstrando estabilidade e confiabilidade em situações anteriores.
Acesse a íntegra dos documentos nos anexos abaixo: