início do conteúdo

IFMT amplia vagas do Profuncionário para contratados e terceirizados e prorroga inscrições até 15 de julho

Publicado por: Reitoria / 4 de Julho de 2025 às 18:58

Nesta sexta-feira (04/06) foi divulgado o Edital Retificador e Complementar 01/2025 ao Edital 012/2025 que trouxe alterações no processo seletivo do Profuncionário

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) prorrogou até o dia 15 de julho de 2025 as inscrições para o Programa de Formação Inicial em Serviço de Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). Outra mudança importante é que as vagas agora também estão disponíveis para profissionais contratados ou terceirizados, além dos servidores efetivos, que atuam na Educação Básica em escolas ou órgãos do sistema de ensino público.

O edital retificador também trouxe outras alterações relevantes: foi incluído o curso de Multimeios Didáticos no campus Juína, ampliando a oferta de cursos técnicos. Além disso, os cursos do campus São Vicente terão suas aulas presenciais realizadas no Centro de Referência de Jaciara. Caso a procura por vagas seja superior à oferta em um campus e haja vagas ociosas em outro, o IFMT poderá publicar um novo edital retificador ao final do período de inscrições, redistribuindo as vagas para atender o maior número possível de candidatos.

Estão sendo ofertadas 2.500 vagas com ingresso no segundo semestre de 2025, distribuídas em 16 cidades. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://seletivo.ifmt.edu.br.

Os cursos têm duração de três semestres, sendo realizados na modalidade Educação a Distância (EaD), com mínimo de quatro encontros presenciais por semestre, abrangendo as áreas de: Alimentação Escolar, Secretaria Escolar, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Infraestrutura Escolar e Multimeios Didáticos.

“Nosso esforço para ofertar essas duas mil e quinhentas vagas é entender a importância que o programa tem para a qualidade da educação e, principalmente, a transformação que ele faz na vida profissional e pessoal dos servidores e servidoras da educação no Estado de Mato Grosso. E os servidores que participarem do curso terão à disposição toda a nossa infraestrutura, dos nossos campi, com laboratórios, nossa equipe de profissionais para dar todo o apoio e garantir a oferta de cursos com qualidade”, destaca o reitor do IFMT, Júlio César dos Santos.

Ele também acrescenta: “Estamos formando profissionais que vão contribuir ainda mais e de forma mais significativa na transformação da vida das pessoas através da educação.”

O Edital 012/2025 contempla ampla distribuição das vagas pelo estado de Mato Grosso, atendendo 17 unidades do IFMT. As oportunidades estão distribuídas nos seguintes campi: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres – Professor Olegário Baldo, Confresa, Confresa – Centro de Referência de Canarana, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Diamantino, Guarantã do Norte, Juína, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente (Sede), Sinop, Sorriso e Várzea Grande.

Requisitos para a inscrição

Para se inscrever, o candidato deverá anexar documentos como CPF, RG, histórico escolar do ensino médio e declaração de tempo de serviço na educação pública — seja como servidor efetivo, contratado ou terceirizado. A taxa de inscrição é de R$ 50,00, e deverá ser paga até o dia 15 de julho de 2025, preferencialmente no Banco do Brasil ou em bancos postais, por meio do boleto emitido pelo sistema do IFMT.

O candidato que optar pela solicitação de isenção da taxa de inscrição terá até o dia 05 de julho de 2025 para solicitar o benefício. Para isso, deverá comprovar os requisitos apontados no edital, encaminhando os documentos listados, escaneados e salvos em arquivo único, em formato PDF, pelo site https://seletivo.ifmt.edu.br.

Critérios de seleção

A seleção se baseia no maior tempo de serviço na educação pública. Em caso de empate, será considerado o candidato com maior idade. Também há sistema de cotas, conforme as legislações federais, com reserva de 60% das vagas para quem estudou exclusivamente em escolas públicas.

Comprovação de tempo de serviço

As certidões de tempo de serviço serão emitidas conforme o vínculo do candidato:

Servidores efetivos e contratados da Seduc: declaração via SIGDOC, para assinatura do gestor da unidade escolar.

Servidores efetivos e contratados das prefeituras: declaração emitida pela Secretaria Municipal de Educação, Administração ou órgão equivalente.

Terceirizados da Seduc ou prefeituras: certidão emitida pelo fiscal do contrato, pela empresa prestadora do serviço ou setor de RH, contendo dados do contrato, período de vínculo, nome da escola ou órgão, CNPJ, CPF do profissional e função exercida.

A data de referência para contagem do tempo de serviço será o dia 15 de julho de 2025, independentemente da data de emissão da declaração.

Prestação de serviços ao candidato

Quem pode se inscrever: servidores efetivos, contratados ou terceirizados da educação pública
Período de inscrição: 16 de junho a 15 de julho de 2025
Solicitação de isenção da taxa: até 05 de julho de 2025
Inscrição online (Edital 012/2025): seletivo.ifmt.edu.br
Taxa de inscrição: R$ 50,00
Modalidade: Educação a Distância (EaD), com encontros presenciais obrigatórios
Dúvidas: proen.dpi@ifmt.edu.br

Texto: Andrey Bonfim - Estagiário de Jornalismo - Decom-RTR
Revisão: Thiago Almeida - Jornalista - Decom-RTR

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Juína

Rua dos Falcões, s/n - CEP: 78320-000

Setor: Assistente de Alunos whatsapp (065) 98161-2128

Setor: Secretaria de Registro Escolar whatsapp (065) 98161-2129 E-mail: secretaria.jna@ifmt.edu.br

Secretaria (66) 3524-0422 (66) 3524-0423

Juína/MT