O Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia de Mato Grosso campus Juína foi contemplado no último dia 14/03 com um planetário, a estrutura em formato de domo tem fins educativos e serve para observação do céu e estudos astronômicos.
Os recursos para aquisição da estrutura são oriundos do projeto “a astronomia sob o céu do IFMT campus Juína” de 2015, idealizado pelo ex-professor do campus Wiliam de Jesus, que visava fazer observações do céu na região mas, as condições climáticas dificultavam os estudos, então o projeto foi a solução para o problema que acabou se concretizando na aquisição do planetário.
De acordo com o professor de Física Marcelo Weich “o IFMT campus Juína é a única instituição de ensino de Mato Grosso a possuir uma estrutura como essa, trata-se de um equipamento de alto custo (mais de 100 mil reais).
Marcelo ressalta que o planetário tem o objetivo de “aproximar as pessoas da ciência e inovação tecnológica, por se tratar de um equipamento muito caro as comunidades acabam não tendo acesso”, o professor ressalta que a estrutura é móvel e pode ser facilmente transportada para outros locais o que permite a realização de parcerias com outras escolas e municípios.
O planetário conta com uma estrutura inflável, ar-condicionado, projetor especial que transmite vídeos educativos sobre planetas e sistema solar, além de aplicativos que permitem a transmissão do céu em tempo real na data desejada.