Sobre

 O QUE É A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?

É um conjunto de normas, princípios e diretrizes que norteiam políticas intersetoriais, programas, projetos e ações institucionais no intuito de garantir o acesso, assegurar condições de permanência a todos(as) os(as) estudantes, especialmente aos vulneráveis socioeconomicamente e oriundos das políticas afirmativas: pessoas com deficiência (PcD), indígenas, negros e quilombolas e LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e mais), e o êxito no seu processo formativo. 

A Política de Assistência Estudantil do IFMT tem como objetivo promover igualdade de oportunidades entre todos(as) os(as) estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

A Política de Assistência Estudantil do IFMT tem como princípios: 

  • Respeito à dignidade da pessoa humana, à sua autonomia e ao direito de usufruir de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor;
  • Assistência Estudantil como direito na perspectiva  ampliada e articulada com as atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura, arte e desporto;
  • Alimentação como direito humano e social;
  • Educação escolar inclusiva;
  • Equidade de gênero, respeito à diversidade de gênero e cultura e valorização dos direitos humanos;
  • Relação dinâmica entre seletividade e universalidade da assistência ao estudante;
  • Democratização das políticas de acesso, permanência e êxito dos estudantes;
  • Supremacia no atendimento às necessidades socioeconômicas, socioculturais e pedagógicas;
  • Afirmação da Educação Profissional e Tecnológica como política pública de Estado.

  QUAIS AS FORMAS DE ATENDIMENTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?

A Política de Assistência Estudantil do IFMT será executada por meio de programas, projetos, ações, bolsas e auxílio financeiro nas seguintes formas: atendimento universal e atendimento seletivo.

  • Atendimento Universal: programas, projetos e ações destinados a todos(as) os(as) estudantes regularmente matriculados/as no IFMT, cujos objetivos e modalidades serão definidos por meio do Regulamento Geral das Ações de Assistência Estudantil do IFMT;
  • Atendimento Seletivo:  esta forma de atendimento será executada por meio da concessão de auxílios financeiros nas diversas modalidades, destinados prioritariamente a estudantes com renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio e a estudantes oriundos de escola pública, conforme normatização do Decreto 7.234/2010. Outros critérios serão fixados pela Instituição por meio do Regulamento Geral da Assistência Estudantil do IFMT.

  A QUEM É DIRECIONADA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?

O atendimento universal consiste em programas, projetos e ações destinados a todos os(as) estudantes regularmente matriculados no IFMT.

O atendimento seletivo será realizado, prioritariamente, a estudantes com renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A execução se dá pela concessão de bolsas e auxílios financeiros nas modalidades de:

  • Bolsa Permanência Estudantil;
  • Bolsa Monitoria;
  • Auxílio Permanência Indígena e Quilombola;
  • Auxílio Permanência de Estudante com Deficiência;
  • Auxílio Alimentação;
  • Auxílio Moradia;
  • Auxílio Transporte;
  • Auxílio Inclusão Digital;
  • Auxílio para Tecnologias Assistivas;
  • Auxílio Emergencial;
  • Auxílio Creche;
  • Serviço de Residência Estudantil;
  • Serviço de Restaurante Estudantil.

COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E INCLUSÃO
Solange Arnoldt Bertotti – PORTARIA Nº 3.302/SRDA/GAB/RTR, DE 28 DE MAIO DE 2025
E-mail: solange.bertotti@ifmt.edu.br
Horário de atendimento: Segunda e Quarta-feira: 7h15 às 12h15 / Terça, Quinta: 13h às 17h / Quarta-feira: 19h às 21h.

Substituta eventual:
Enfermeira: Camille Francine Modena – PORTARIA Nº 2714/SRDA/GAB/RTR, DE 17 DE OUTUBRO DE 2024
E-mail: camille.modena@ifmt.edu.br
Horário de atendimento: Segunda-feira: 7h às 11h / Terça, Quarta e Sexta-feira: 8:15h às 18h / Quinta-feira: 12h às 21h

COORDENAÇÃO DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE – CAE

Pedagoga: Mayara Rossi
E-mail: mayara.rossi@ifmt.edu.br
Horário de atendimento: Segunda a quinta 7h às 13h / 16h às 18h – Sexta 12h às 18h / 19h30 às 21h30

SETOR DE ASSISTÊNCIA AO ALUNO
Assistente de Aluno: Aline Pickler Guarez
E-mail: aline.guarez@ifmt.edu.br
Assistente de Aluno: Andrelza Costa de Carvalho
e-mail: andrelza.carvalho@ifmt.edu.br
Assistente de Aluno: Juliana Zamparoni Francisquetti
E-mail: juliana.francisquetti@ifmt.edu.br
Horário de funcionamento do setor e atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 07h às 20h.

Segunda à sexta-feira: 08h às 12h e das 13h às 17h.

Telefones: whatsapp (065) 98161-2128

E-mail: solange.bertotti@ifmt.edu.br

Processos Seletivos | Consulta
Vídeos Orientativos
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza