
O QUE É A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?
É um conjunto de normas, princípios e diretrizes que norteiam políticas intersetoriais, programas, projetos e ações institucionais no intuito de garantir o acesso, assegurar condições de permanência a todos(as) os(as) estudantes, especialmente aos vulneráveis socioeconomicamente e oriundos das políticas afirmativas: pessoas com deficiência (PcD), indígenas, negros e quilombolas e LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e mais), e o êxito no seu processo formativo.
A Política de Assistência Estudantil do IFMT tem como objetivo promover igualdade de oportunidades entre todos(as) os(as) estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.
A Política de Assistência Estudantil do IFMT tem como princípios:
- Respeito à dignidade da pessoa humana, à sua autonomia e ao direito de usufruir de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor;
- Assistência Estudantil como direito na perspectiva ampliada e articulada com as atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura, arte e desporto;
- Alimentação como direito humano e social;
- Educação escolar inclusiva;
- Equidade de gênero, respeito à diversidade de gênero e cultura e valorização dos direitos humanos;
- Relação dinâmica entre seletividade e universalidade da assistência ao estudante;
- Democratização das políticas de acesso, permanência e êxito dos estudantes;
- Supremacia no atendimento às necessidades socioeconômicas, socioculturais e pedagógicas;
- Afirmação da Educação Profissional e Tecnológica como política pública de Estado.
QUAIS AS FORMAS DE ATENDIMENTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?
A Política de Assistência Estudantil do IFMT será executada por meio de programas, projetos, ações, bolsas e auxílio financeiro nas seguintes formas: atendimento universal e atendimento seletivo.
- Atendimento Universal: programas, projetos e ações destinados a todos(as) os(as) estudantes regularmente matriculados/as no IFMT, cujos objetivos e modalidades serão definidos por meio do Regulamento Geral das Ações de Assistência Estudantil do IFMT;
- Atendimento Seletivo: esta forma de atendimento será executada por meio da concessão de auxílios financeiros nas diversas modalidades, destinados prioritariamente a estudantes com renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio e a estudantes oriundos de escola pública, conforme normatização do Decreto 7.234/2010. Outros critérios serão fixados pela Instituição por meio do Regulamento Geral da Assistência Estudantil do IFMT.
A QUEM É DIRECIONADA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?
O atendimento universal consiste em programas, projetos e ações destinados a todos os(as) estudantes regularmente matriculados no IFMT.
O atendimento seletivo será realizado, prioritariamente, a estudantes com renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A execução se dá pela concessão de bolsas e auxílios financeiros nas modalidades de:
- Bolsa Permanência Estudantil;
- Bolsa Monitoria;
- Auxílio Permanência Indígena e Quilombola;
- Auxílio Permanência de Estudante com Deficiência;
- Auxílio Alimentação;
- Auxílio Moradia;
- Auxílio Transporte;
- Auxílio Inclusão Digital;
- Auxílio para Tecnologias Assistivas;
- Auxílio Emergencial;
- Auxílio Creche;
- Serviço de Residência Estudantil;
- Serviço de Restaurante Estudantil.
Equipe
COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E INCLUSÃO
Solange Arnoldt Bertotti – PORTARIA Nº 3.302/SRDA/GAB/RTR, DE 28 DE MAIO DE 2025
E-mail: solange.bertotti@ifmt.edu.br
Horário de atendimento: Segunda e Quarta-feira: 7h15 às 12h15 / Terça, Quinta: 13h às 17h / Quarta-feira: 19h às 21h.
Substituta eventual:
Enfermeira: Camille Francine Modena – PORTARIA Nº 2714/SRDA/GAB/RTR, DE 17 DE OUTUBRO DE 2024
E-mail: camille.modena@ifmt.edu.br
Horário de atendimento: Segunda-feira: 7h às 11h / Terça, Quarta e Sexta-feira: 8:15h às 18h / Quinta-feira: 12h às 21h
COORDENAÇÃO DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE – CAE
Pedagoga: Mayara Rossi
E-mail: mayara.rossi@ifmt.edu.br
Horário de atendimento: Segunda a quinta 7h às 13h / 16h às 18h – Sexta 12h às 18h / 19h30 às 21h30
SETOR DE ASSISTÊNCIA AO ALUNO
Assistente de Aluno: Aline Pickler Guarez
E-mail: aline.guarez@ifmt.edu.br
Assistente de Aluno: Andrelza Costa de Carvalho
e-mail: andrelza.carvalho@ifmt.edu.br
Assistente de Aluno: Juliana Zamparoni Francisquetti
E-mail: juliana.francisquetti@ifmt.edu.br
Horário de funcionamento do setor e atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 07h às 20h.
Legislação
Contato
Segunda à sexta-feira: 08h às 12h e das 13h às 17h.
Telefones: whatsapp (065) 98161-2128
E-mail: solange.bertotti@ifmt.edu.br

