Permanência e inclusão: Edital garante Auxílio-Creche a estudantes do ensino superior do IFMT Juína

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus Juína torna público o Edital Nº […]

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus Juína torna público o Edital Nº 47/2026, que estabelece o processo simplificado de seleção interna de estudantes para a concessão do Auxílio-Creche, ação do Programa de Incentivo à Permanência, vinculado à Política de Assistência Estudantil da instituição.

O Auxílio-Creche tem por objetivo assegurar o repasse de auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), para contribuir com as despesas de pagamento de cuidador(a) para filho(a) de até 12 anos, no período em que o estudante estiver no campus, garantindo a este a possibilidade de permanência e conclusão do curso.

Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do ensino superior noturno do Campus Juína que atendam, cumulativamente, aos critérios do edital, com prioridade para:

  • Estudantes com renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo

  • Ingressantes por meio das ações afirmativas

  • Estudantes cadastrados no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS ativo

  • Estudantes com filho(a) de até 12 anos que não tenham condições de deixar a criança sob responsabilidade de outro membro da família

Serão ofertadas 3 vagas, com 5 parcelas mensais referentes ao período de agosto a dezembro de 2026.

Como se inscrever

As inscrições ocorrem no período de 10 a 14 de agosto de 2026, exclusivamente pelo sistema SUAP (suap.ifmt.edu.br), mediante login com a matrícula e senha do estudante, no módulo Assistência Estudantil. A documentação exigida (comprovantes de renda dos membros da família e cópia dos documentos de todos que residem no mesmo domicílio) deve ser anexada no próprio sistema — não serão aceitas inscrições com entrega presencial de documentos;

Cronograma
Etapa Data
Período de inscrição 10 a 14/08/2026
Divulgação do resultado preliminar 18/08/2026
Prazo para recursos 19/08/2026
Resultado final 21/08/2026

Os resultados serão divulgados no site do Campus (jna.ifmt.edu.br). Recursos contra o resultado preliminar deverão ser encaminhados ao e-mail clpae.jna@ifmt.edu.br.

Compromissos dos contemplados

Os estudantes selecionados deverão apresentar mensalmente o comprovante de pagamento do(a) cuidador(a) à Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil (CLPAE) e serão avaliados semestralmente quanto à frequência e ao rendimento escolar para a manutenção do benefício.

O edital completo, com todas as condições de participação, documentação exigida e anexos, está disponível no site do Campus. Em caso de dúvidas, procure a Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão ou escreva para clpae.jna@ifmt.edu.br.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza