Inscrições abertas para estudantes interessados em participar da Mostra de Arte e Cultura em Barra do Garças

O IFMT Campus Juína publicou o Edital nº 9/2026, que regulamenta a seleção de estudantes interessados em representar a instituição […]

O IFMT Campus Juína publicou o Edital nº 9/2026, que regulamenta a seleção de estudantes interessados em representar a instituição na Mostra de Arte e Cultura do IFMT, a ser realizada em Barra do Garças.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a participação estudantil em atividades artísticas e culturais, valorizar talentos e produções desenvolvidas no campus e fortalecer os projetos e as ações do Núcleo de Arte e Cultura. Também serão valorizadas propostas que promovam a diversidade cultural, étnico-racial, de gênero e de expressões artísticas, bem como aquelas que articulem diferentes linguagens e processos criativos coletivos.

Modalidades

Podem ser inscritas propostas nas seguintes modalidades:

Artes Cênicas, como teatro, esquete, monólogo, performance e intervenção artística;

Música, incluindo canto, instrumental, composição autoral, banda e coral;

Dança contemporânea, popular, regional, afro-brasileira, indígena e urbana;

Artes Visuais, como pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia;

Literatura e Oralidade, incluindo poesia, slam, conto, cordel, declamação e narrativas indígenas;

Audiovisual, como curta-metragem, documentário, animação e vídeo-arte;

Moda, Figurino e Expressão Artística;

Produção Multilinguagem, para trabalhos que integrem duas ou mais modalidades;

Processos Criativos, como oficinas, criação coletiva, laboratórios artísticos e ensaios abertos;

Apoio Técnico/Produção, para atuação em iluminação, montagem, operação de som e serviços gerais de apoio à Mostra.

Para a modalidade de Apoio Técnico/Produção, serão disponibilizadas duas vagas. Nessa modalidade, não é exigida experiência artística.

Cada estudante poderá indicar todas as modalidades nas quais possui experiência. A atuação comprovada em múltiplas linguagens artísticas será especialmente valorizada.

Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no IFMT Campus Juína. As inscrições poderão ser individuais ou coletivas.

No formulário, os candidatos deverão informar dados acadêmicos, modalidades de atuação, experiências artísticas, participação em projetos, oficinas e ações do campus, disponibilidade para ensaios e atividades preparatórias, trabalhos ou apresentações realizadas anteriormente e a justificativa de interesse em representar o IFMT Campus Juína.

Também será possível informar, de forma opcional, o pertencimento a grupos historicamente marginalizados.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no link:

Inscreva-se pelo formulário eletrônico

O período de inscrições será de 15 a 20 de setembro de 2026.

Cronograma

Divulgação do edital: 15 de setembro de 2026;

Período de inscrições: de 15 a 20 de setembro de 2026;

Apresentações e audições: 23 de setembro de 2026, no período vespertino, no Auditório do IFMT Campus Juína;

Resultado preliminar: 24 de setembro de 2026;

Período para recursos: 25 de setembro de 2026;

Resultado final: 28 de setembro de 2026.

Estudantes já selecionados com as melhores notas atribuídas pelos avaliadores no evento “VIII Pensando Raça e Gênero” estarão dispensados da audição prevista no cronograma.

Critérios de seleção

A avaliação terá pontuação máxima de 100 pontos, distribuída entre os seguintes critérios:

Qualidade técnica e artística: 20 pontos;

Coerência, criatividade e pertinência: 15 pontos;

Experiência e trajetória artística: 15 pontos;

Participação no Núcleo de Arte e Cultura: 20 pontos;

Múltiplas modalidades e integração de linguagens: 15 pontos;

Disponibilidade e compromisso: 15 pontos.

A participação em projetos estruturados do Núcleo de Arte e Cultura será considerada um fator central na seleção. Nas inscrições coletivas, também serão observados aspectos como trabalho em equipe, cooperação, diálogo, resolução de conflitos, compromisso coletivo e integração das diferentes habilidades dos integrantes.

Representação institucional

O IFMT Campus Juína fornecerá transporte de ida e volta para Barra do Garças, alimentação durante o evento, hospedagem quando aplicável, espaços e recursos para ensaios e preparação, além de orientação técnica e artística.

Os estudantes selecionados deverão participar das reuniões, ensaios e demais atividades preparatórias previstas pela organização.

O Edital nº 9/2026 foi publicado em 14 de setembro de 2026 e está disponível para consulta junto ao IFMT Campus Juína.

EDITAL COMPLETO AQUI

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza