Entre os dias 13 e 19 de julho, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, sedia a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior e mais tradicional evento científico da América Latina. Com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, a programação reúne pesquisadores, professores, estudantes e representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.
O IFMT Campus Juína marca presença no evento com a participação dos professores Ana Clara Abadia e Jefferson E. S. Miranda, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e dos acadêmicos Amanda Dearo, Kaylaine Camargo, Marco Antônio Carneiro e Dalva Colhado. Também integra a comitiva a egressa Gabriela Mendonça, atualmente mestranda em Ecologia e Conservação pela UNEMAT – Campus de Nova Xavantina.
Durante a SBPC, o grupo apresenta três trabalhos científicos, sendo dois deles vinculados ao projeto de pesquisa “Passagem de Fauna Suspensa: preservando a biodiversidade nas rodovias do noroeste do Mato Grosso”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e coordenado pelos professores Ana Clara e Jefferson. Os títulos apresentados foram: Passagem de Fauna Suspensa no Noroeste do Mato Grosso: um estudo de caso; Atropelamento de Herpetofauna em uma estrada municipal de Juína, Mato Grosso e o terceiro trabalho, desenvolvido no âmbito da disciplina “Tópicos I em Biologia – Delineamento, Coleta e Análise de Dados Ecológicos”, ministrada pelo professor Jefferson Miranda, tem como título: Avaliação Rápida do Estado de Degradação Ambiental de uma Microbacia Hidrológica do Perímetro Urbano de Juína – MT.
A participação na SBPC representa uma importante oportunidade de socialização científica e de fortalecimento da formação acadêmica dos estudantes, além de evidenciar a relevância das pesquisas desenvolvidas no IFMT Campus Juína para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

