Estudantes do IFMT Juína se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e conquistam medalhas

No mês de dezembro de 2025, o IFMT – Campus Juína realizou a cerimônia de premiação dos estudantes que participaram […]

No mês de dezembro de 2025, o IFMT – Campus Juína realizou a cerimônia de premiação dos estudantes que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA é uma competição anual, realizada presencialmente nas escolas e supervisionada por professores, com provas que avaliam conhecimentos em Astronomia, Astronáutica e Física. Neste ano de 2025, quatro estudantes do IFMT – Campus Juína conquistaram medalhas: sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

O campus obteve quatro medalhistas:

  • Isabelly Campos Sydow : 1° ano do curso Técnico em meio ambiente, recebeu medalha de ouro
  • Eduardo Paião Medeiros: 3º ano do curso Técnico em meio ambiente, recebeu medalha de prata;
  • Gabriel Lazzarotto: 2º ano do curso Técnico em meio administração, recebeu medalha de prata;
  • Luan Gabriel de Oliveira Santos: 2º ano do curso Técnico em meio administração, recebeu medalha de bronze.

Os professores organizadores da competição na instituição — Devacir, Jones e Vanessa — explicam que as Olimpíadas Científicas são, de modo geral, grandes aliadas da divulgação científica, pois promovem a ciência na escola de forma lúdica e divertida, além de despertarem talentos e incentivarem o protagonismo estudantil. Eles também reforçam que, pelo terceiro ano consecutivo, o Campus Juína vem conquistando medalhas, demonstrando o crescente interesse dos alunos e o fortalecimento da cultura científica na instituição.

A estudante Isabelly Campos Sydow, que pela quinta vez consecutiva conquistou medalha de ouro na competição, destacou a importância do apoio recebido no IFMT para seu desempenho. Segundo ela, o incentivo oferecido pela instituição nas diversas áreas do conhecimento tem despertado o interesse dos estudantes e motivado a participação em eventos científicos. Isabelly ressaltou ainda que o ambiente escolar, aliado ao compromisso dos professores, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento acadêmico e para a descoberta de novas habilidades entre os jovens.

Na ocasião, o Diretor-Geral, professor Lourismar Martins Araújo, recebeu das mãos da Comissão Nacional da OBA um certificado que reconhece a importância da participação do IFMT – Campus Juína no evento. O documento destaca o compromisso da instituição com a promoção da ciência e o incentivo à formação de jovens pesquisadores. Para o Diretor-Geral, a certificação representa não apenas um reconhecimento institucional, mas também a valorização do esforço conjunto de estudantes, professores e colaboradores que têm fortalecido a cultura científica no campus.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza