O Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Juína celebrou a conquista de seus estudantes na 71ª Jornada de Foguetes , realizada entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Três equipes do campus foram medalhistas de ouro na competição nacional, vencendo no Nível 4 da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) , que consiste no lançamento de foguetes de garrafa PET movidos com vinagre e bicarbonato de sódio.
Um evento com toda a comunidade acadêmica no auditório da instituição marcou a celebração, na qual ocorreu a apresentação das medalhas de ouro, entrega simbólica dos troféus aos homenageados. Na ocasião os estudantes tiveram oportunidade de compartilhar as experiências vivenciadas, desde a preparação, viagem, até a participação na competição.
As equipes campeãs foram formadas por:
Equipe 1: Aline Silva Lopes, Ana Clara de Bastos da Silva e Amanda Pinheiro Mendes
Equipe 2: Eduardo Ramos Paixão Medeiros, Eduardo dos Santos Romaszko e Samuel Ulisses dos Anjos Dourado
Equipe 3: Thiago Raidman Dias da Silva, Maxsuel Menezes de Jesus e Joaquim Daniel Nicolau dos Santos
A delegação foi acompanhada pela professora Vanessa de Oliveira Pereira dos Santos, que destacou a dedicação dos alunos. “O comprometimento deles foi essencial para esse resultado. Cada se esforçou com comprometimento e entusiasmo, mostrando que a união e a disciplina fazem a diferença”, ressaltou a docente.
Os estudantes também enfatizaram a importância do apoio coletivo. Além do incentivo de toda a equipe de professores, os jovens agradeceram o suporte dos docentes das áreas de Física e Química, e o trabalho do professor Magno, da área de Informática, que utilizou sua impressora 3D na fabricação de componentes dos foguetes, elemento fundamental para o desempenho obtido.
O custeio das despesas da viagem foi possível graças a uma parceria entre o Ministério Público e o Campus. Como contrapartida, será organizada a primeira Competição Municipal de Lançamento de Foguetes em Juína, ampliando as oportunidades de divulgação científica e o envolvimento da comunidade escolar local.
Para o diretor-geral do campus, Lourismar Martins, a conquista representa um marco importante: “É motivo de grande orgulho ver nossos estudantes brilhando em uma competição nacional. Isso reforça a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe do IFMT Juína e abre portas para novas experiências”.
O promotor de justiça, Dr. Dannilo Petri, parceiro nesta iniciativa, também celebrou o resultado: “Investir em educação é investir no futuro. Apoiar jovens talentosos e comprometidos significa fortalecer nossa sociedade, e esse é um dos compromissos do Ministério público”.
O IFMT Campus Juína parabeniza seus alunos e professores por mais essa conquista e reafirma seu compromisso em promover o conhecimento científico, a criatividade e a cidadania por meio da educação.
![]()

