8º JIFMT inovam com transmissão de jogos ao vivo e resultados em tempo real

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 21 de Agosto de 2023 às 17:51

Uma das novidades da oitava edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (8º JIFMT) é a utilização de tecnologia para a transmissão ao vivo das partidas e acompanhamento dos resultados em tempo real. A iniciativa é comandada pelos professores Valber Zacarkim, de informática, e Elexandra Amaral, de linguagens, ambos do Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, cidade sede dos jogos este ano. As transmissões acontecem pelo Youtube, no endereço https://www.youtube.com/@culturadesporto.lazerIFMT.

De acordo com o professor Valber, a meta é realizar três transmissões simultâneas de jogos em diferentes modalidades. “A cada dia tentaremos transmitir partidas de modalidades diferentes, em locais diferentes”. Para este feito, ele atua na organização de estrutura da rede lógica, central de transmissão, também pela instalação das câmeras nos locais de prova.  A execução dos trabalhos é realizada pela Coordenação de Tecnologia da Informação do Campus com o apoio de servidores e estudantes.

Além disso, todos os dias a partir das 19h, é apresentado no canal um programa de notícias sobre os acontecimentos do dia e entrevistas com convidados. Nesta segunda-feira (21), os entrevistados são o Reitor do IFMT, Julio Cesar dos Santos, e o Pró-reitor de Extensão, Marcus Taques.

Toda a parte de programação e roteirização é comandada pela Professora Elexandra, que realiza, em termos técnicos, o papel de direção jornalística da iniciativa. Em suma, para executar este serviço, compõem a equipe cerca de 30 pessoas, entre servidores técnicos e docentes e estudantes que colaboram em todas as áreas, além da parte técnica, também da cobertura jornalística e – inclusive – narração dos jogos.

Outra frente de trabalho é atualização constante dos resultados das partidas por meio do aplicativo “Copa Fácil”. O professor Valber explica que foi a solução mais intuitiva para agilizar o fluxo de informações dos resultados das partidas. “Em cada modalidade são dois colaboradores executando o trabalho”, afirmou.

APROXIMAÇÃO

A iniciativa tecnológica implementada pelo Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste para o 8º JIFMT aproximou ainda mais toda a comunidade acadêmica em torno das competições, principalmente para os estudantes que ficaram em seus Campi e não participam presencialmente dos jogos. No Campus Sorriso, por exemplo, os estudantes acompanham as partidas por meio de Datashow instalado em sala de aula para torcer pelos seus colegas.

Para a Chefe de Departamento de Ensino do Campus Sorriso, Zaryf Araji Dahroug Pacheco, a utilização da tecnologia de transmissão dos jogos atua de forma positiva para que os estudantes que não participam no local das atividades assistam, contemplem, prestigiem seus colegas e se inspirem. “O JIFMT tem efeito transformador na vida destes estudantes. Com o uso da tecnologia fortalecemos ainda mais a integração entre os Campi de forma que o evento não seja apenas para um grupo de estudantes, mas para toda uma comunidade acadêmica”.

Texto: Thiago Almeida – Campus BLV

Colaboração: Dieison Guisolfi – Campus SRS; Jones Martinho – CBA; Saulo Nobre – RTR;